Faltando menos de dez dias para o Dia dos Pais, comemorado neste ano em 13 de agosto, os comerciantes londrinenses estão com os estoques de mercadorias reforçados, à espera dos clientes, e demonstram otimismo em relação às expectativas para as vendas de presentes. Nas lojas, o movimento de consumidores ainda é pequeno nesta semana, mas os varejistas acreditam que o fluxo deva aumentar gradualmente na semana que vem, especialmente entre quinta-feira (10) e sábado (12).

Nas últimas datas comemorativas, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os lojistas se queixaram do volume de vendas, que ficou abaixo das expectativas na comparação com anos anteriores. Para o Dia dos Pais, os comerciantes, em geral, revelam estar mais esperançosos com a data. “Até agora, eu não tive uma grande procura de presente para o Dia dos Pais, mas a gente acredita em aumento nos últimos dias antes da data. Minha expectativa é muito grande”, comentou a gerente de uma das filiais da loja Homem S/A, Leda Barbosa. “Para nós, essa data é muito importante, como se fosse um segundo Natal.”

Na Sinézio Magazine, a proprietária, Solange Pieroli, observou um leve aumento na procura por presentes para os pais a partir da última terça-feira (1) e ela acredita que siga crescendo nos próximos dias. “Nossas vendas não têm nos decepcionado e a cada ano, melhora um pouco. A gente sempre investe muito em estoque para não perder clientes e o nosso atendimento é o diferencial.”

Apesar de um inverno com temperaturas amenas, as lojas de confecções ainda oferecem peças mais quentes, muitas delas a preços promocionais, e apostam em vendas casadas para começar a alavancar as vendas dos itens da próxima estação. “Temos tricôs a R$ 150 e a nossa expectativa é vender de duas peças para cima por presente e que o cliente monte um kit, levando um sapato e uma meia, por exemplo”, revelou Barbosa.

Além de abastecer as prateleiras e araras com mercadorias, a gerente da loja de confecções masculinas contou investir bastante nas redes sociais. “A gente está trabalhando bastante com mensagens, para divulgar nossos produtos.”

Pieroli disse esperar que no Dia dos Pais saíssem muitos produtos de inverno, mas com as temperaturas em elevação, os consumidores que vão até a loja têm optado por camisas, camisas polo e calças jeans.

Roupas são os itens mais procurados pelos filhos na hora de presentear seus pais. Segundo a Pesquisa sobre a Expectativa dos Pais para o Dia dos Pais 2023, realizada no mês passado pelo Grupo Datacenso a pedido da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), 46% dos consumidores paranaenses pretendem presentear com artigos de vestuário. Os calçados deverão ser o segundo item mais procurado, citado por 23% dos consumidores consultados na pesquisa, seguidos por perfumes ou cosméticos (17%).

Em Londrina, a lista de preferências é um pouco diferente. Os itens de confecção lideram, com 36%, e logo abaixo vêm os artigos esportivos (17%), seguidos por perfumes e cosméticos (12%). Os calçados aparecem em quarto lugar, com apenas 7%.

O levantamento revelou que o tíquete médio no Estado deve ser de R$ 206,83, um pouco abaixo da média do valor que pretendem gastar os londrinenses, calculado em R$ 219,86. Quando traçado um comparativo em relação a mesma data de 2022, 50% disseram que irão gastar um valor igual, 30% deverão gastar mais e 12%, abaixo do ano passado. Em Londrina, 50% afirmaram ter a intenção de manter o valor do ano anterior, 26% irão comprar um presente de maior valor e 12% irão gastar menos neste ano.

Na hora de decidir pelo presente, 47% dos consumidores paranaenses afirmaram considerar os desejos e necessidades do pai, 28% baseiam-se no estilo de vida e 28%, nos interesses e hobbies. O preço é o quarto item a ser considerado, citado por 24% dos entrevistados na pesquisa da Faciap.

O estudo apontou ainda que 69% procuram o melhor custo-benefício, 21% investem em um presente específico e somente 10% escolhem o presente com base no preço, optando pelo item mais em conta.

Entre os entrevistados, 75% dos paranaenses disseram fazer suas compras após pesquisa e comparação de preços, comportamento revelado por 67% dos londrinenses. Quando divididos por gênero, a pesquisa aponta que as mulheres pesquisam mais que os homens, com índices de 80% e 66%, respectivamente. E quanto maior a idade, maior a disposição de fazer a pesquisa antes de decidir pela compra. Entre os consumidores na faixa etária de 46 a 55 anos, 85% afirmam ter o hábito de pesquisar e comparar preços. Dos 18 aos 25, o percentual cai para 68%.

Entre os fatores que mais chamam a atenção na hora da compra, as promoções e os descontos foram apontados por 55% dos paranaenses, seguidos por atendimento ao cliente (48%) e confiabilidade da loja (30%). Em Londrina, no entanto, o atendimento é o fator primordial para 60% dos consumidores, seguido pelas promoções e descontos (43%) e pela confiabilidade das loja (17%).

Quando perguntados onde farão suas compras, 43% dos paranaenses afirmaram ter a intenção de fazer suas compras em lojas físicas de rua, 30% pela internet e 22% em shoppings. Comportamento diferente revelou os consumidores londrinenses. Quase a metade deles (48%) pretende comprar o presente do Dia dos Pais em shoppings, 29% em lojas de rua e 16%, pela internet.

A maioria dos consumidores utilizam as redes sociais como o principal canal de informações sobre promoções e ofertas de presentes, sendo citadas por 54% dos paranaenses. Os anúncios on-line são o segundo canal de comunicação mais usado pelos consumidores do Estado, citado por 32% dos entrevistados, e os aplicativos de compra vêm logo em seguida, com 24%.

Em Londrina, as redes sociais também são o principal meio de veiculação de ofertas e promoções, utilizado por 60% dos consumidores, mas em segundo lugar estão os aplicativos de compras (21%), seguidos de recomendações de amigos e familiares (17%) e anúncios on-line (14%).

A pesquisa revelou ainda que 51% dos consumidores costumam ir às compras com antecedência, mas 49% deixam para a última hora. Dado que pode tranquilizar os lojistas que estão apreensivos com o movimento ainda fraco de clientes. Em Londrina, a proporção é de 52% de precavidos contra 48% dos que deixam as compras para a véspera.

Após queda de 8,3% e de 8,7% nas vendas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, respectivamente, a Faciap espera que aspectos econômicos favoráveis neste início de segundo semestre estimulem os consumidores paranaenses a irem às compras. O presidente da entidade, Fernando Moraes, aponta a redução da inadimplência observada em julho, o programa do governo federal Desenrola Brasil, que devolveu o poder de crédito a milhares de brasileiros, a deflação e, mais recentemente, a queda da taxa Selic para 13,25%, como pontos positivos que deverão ter impacto nos resultados do comércio nos próximos meses.

"São vários pontos que estão levando a uma expectativa melhor para o Dia dos Pais. Tem muita gente apta a comprar e o anúncio da baixa da Selic, na cabeça do consumidor, já fica como uma coisa positiva. A gente teve um primeiro semestre muito difícil, mas julho já foi bom e os próximos meses devem ser melhores", previu Moraes.

O presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Angelo Pamplona, apontou o tíquete médio em torno de R$ 220 revelado pela pesquisa da Faciap como um dado importante para que os lojistas decidam em que tipo de produto devem investir para alavancar as vendas do Dia dos Pais. "A gente precisa aproveitar que o consumidor está disposto a comprar. É semana de pagamento, as pessoas estão com dinheiro no bolso, o clima está agradável, sem previsão de chuva e frio para os próximos dias, tudo isso ajuda", comentou. "Começou a aparecer um cenário diferente e a população com mais recursos no bolso acaba comprando mais. Esperamos um cenário bem mais animador e positivo até o final do ano."

Evento no Calçadão espera atrair consumidores

Com o objetivo de atrair consumidores para as lojas de rua às vésperas do Dia dos Pais, a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) prepara uma nova edição do Boteco na Praça, que acontece nos próximos dias 10 e 11, das 17 às 21 horas, na praça Gabriel Martins, no Calçadão. Barraquinhas gastronômicas e apresentações musicais devem movimentar o espaço, a partir das 17 horas.

No dia 10, irá se apresentar o grupo Samba da Padaria e, no dia 11, a cantora Rakelly Calliari. As atrações musicais são gratuitas, sempre das 18h30 às 20h30. E enquanto acontecem os shows, nas barracas, serão comercializados petiscos típicos de botequim, como panceta, torresmo, pastel, dobradinha, mandioca e batata fritas e espetinho, que poderão ser acompanhados por chope, caipirinha e refrigerante. Também haverá opções doces, como churros, brownies e cookies. Para as crianças, será montado o Espaço Kids e o evento também será pet friendly.

A iniciativa integra o projeto Feira na Praça, da Acil, que apresenta versões temáticas relacionadas a datas comemorativas ao longo do ano.

Além de oferecer opções de lazer no Calçadão, o Boteco na Praça também quer estimular as lojas a permanecerem abertas até mais tarde, conforme permite a nova legislação municipal, que autoriza o funcionamento do comércio de rua 24 horas, todos os dias da semana. Sancionada em junho, a lei, até o momento, teve baixa adesão. "É um evento para as pessoas irem com a família, um momento de lazer muito gostoso para a população, teremos um grande fluxo de pessoas e o comércio poderá abrir até mais tarde", disse o presidente da Acil, Angelo Pamplona, lembrando do Arraiá na Praça, evento semelhante promovido pela Acil em julho, durante o Londrina Liquida.

"O comércio de Londrina, há muitos anos abre sempre no mesmo horário e a mudança vai acontecer gradualmente. Cada lojista vai entender o que é melhor para ele. É uma mudança lenta, mas é uma lei inovadora e moderna, um incentivo aos comerciantes", destacou Pamplona.(Reportagem Local)