Os lojistas prepararam os estoques e esperam aumento na procura por brinquedos para o Dia das Crianças. A expectativa do varejo é que o dia 12 de outubro seja um prenúncio do que vem pela frente, funcionando como um termômetro para as vendas de Natal. Para atrair os pequenos consumidores, cada vez mais exigentes, comerciantes londrinenses rechearam as prateleiras com novidades, investiram em pesquisa de mercado e apostam em um bom retorno que pode chegar a até 10% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado.

O entusiasmo dos varejistas encontra respaldo em uma pesquisa de intenção de compra realizada pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae/PR. Segundo o levantamento, 66,9% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças.

Embora o percentual registrado neste estudo seja menor do que o apontado no ano passado, quando o índice ficou em 74,4%, a intenção de compras observada em 2023 é a terceira maior da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, vê o Dia das Crianças como um grande estímulo para o varejo no segundo semestre, que ainda conta com a Black Friday, em novembro, e o Natal. “A pesquisa do Dia das Crianças demonstra que dois terços da população paranaense pretendem presentear, voltando os brinquedos a se destacar com relação aos outros tipos de presentes para o público infanto-juvenil. Embora as compras pela internet se sobressaiam, o comércio tradicional lidera a preferência para a aquisição”, reiterou Schmidt.

Na lista de preferências revelada pela sondagem, os brinquedos surgem no topo e devem ser a escolha de 69,6% dos consumidores. Roupas e calçados aparecem em segundo, com 28,7% das intenções de compra. Com menor apelo entre as crianças, estão os jogos educativos, com 5,3% das citações, e os livros, com apenas 2,8%.

A sondagem revelou que as crianças podem até sugerir o presente, mas a decisão final é de quem paga pela compra, somando 71,7%. A fatia dos que irão deixar a escolha a critério do presenteado é de 36,8%.

Quando questionados sobre o quanto estão dispostos a desembolsar na compra dos presentes, os consumidores apontaram um tíquete médio de R$ 144,80, valor 7,5% abaixo do observado no ano passado, mas o segundo maior da série histórica.

Itens de até R$ 100 devem compor 40,4% dos presentes e 23,7% dos consumidores disseram ter a intenção de gastar acima de R$ 200, muito próximo da faixa de valor que vai de R$ 151 a R$ 200, citada por 20,8%. Outros 15,1% planejam despender entre R$ 101 e R$ 150.

A maior parte dos paranaenses, 32,8%, vai presentear duas crianças; 27,5% apenas uma; 16,6% comprará presentes para três crianças; 9,3%, para quatro crianças, e 13,8% para mais de quatro crianças.

O coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, explicou que o cenário econômico está favorável e que as datas comemorativas são momentos que impulsionam diferentes setores. “Segmentos como varejo e serviços são apenas alguns dos exemplos que se beneficiam do aumento das vendas nesses períodos. Isso, aliado ao cenário positivo, reflete na confiança de quem empreende e eleva a expectativa das vendas.”

“Nossa expectativa é alta. A gente trabalha com uma linha de bicicletas, triciclos e quadriciclos e nos baseamos pelas vendas nos períodos normais, que já estão boas. Estamos crescendo mês a mês. Acredito que o Dia das Crianças vai ser um Natal antecipado”, disse a gerente da Londricasa, Keli Petrolli.

A loja, voltada à utilidades domésticas, vem investindo em brinquedos com o objetivo de preencher uma lacuna deixada pelo comércio de rua. Para esse 12 de outubro, Petrolli contou que a estratégia foi aumentar o mix de produtos para as crianças. “A gente não tinha esse segmento na loja até o ano passado. Esse vai ser nosso segundo Dia das Crianças e a gente vem divulgando bastante o setor de brinquedo e estamos com preços competitivos”, disse a gerente.

As opções começam em R$ 9,99 e chegam perto dos R$ 3 mil, na linha de mini veículos elétricos. “As vendas dos brinquedos elétricos têm me surpreendido”, comentou Petrolli.

Proprietária da Giramundo Girassol Brinquedos, Michele Schibelsky percebeu que a loja vinha perdendo o apelo entre as crianças acima dos oito anos de idade e investiu em uma pesquisa de mercado para entender de que forma poderia voltar a atrair esse público que demonstrava desinteresse por brinquedos. Com base nesse estudo, o espaço da loja foi reformado, novos produtos foram incorporados ao mix e a proprietária saiu em busca de novidades.

Com tudo preparado para o Dia das Crianças, Schibelsky espera um crescimento de 10% sobre os resultados da mesma data em 2022. "A minha expectativa não tem a ver com a economia, mas com os investimentos que fiz", comentou ela, que ainda considera cedo para saber se as projeções irão ou não se confirmar. “As pessoas deixam as compras mais para a última hora. Estamos com produtos até para o Natal. Temos opções entre R$ 2,50 e R$ 2 mil.”

A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR apontou que 75,6% dos consumidores pesquisam os preços antes de comprar os presentes, sendo que 46,3% fazem a busca pela internet e 29,3% comparam valores pessoalmente nas lojas.

Com 29,8%, a internet será o local preferido para as compras dos presentes, seguida pelas lojas de shopping, com 26,5%. O comércio de rua soma 36,3%, sendo 18,4% nas lojas de bairro e 18% nas lojas do centro.

As formas de pagamento à vista serão a principal escolha dos consumidores, com 64,2%, somando 23% no pix, 21,4% no cartão de débito e 19,8% em dinheiro. As compras a crédito devem corresponder a 36,2%, sendo 21,8% no cartão de crédito parcelado e 14,4% no crédito à vista.