O avanço da vacinação da população em geral e uma maior flexibilização das medidas restritivas deixaram os comerciantes otimistas e os consumidores mais dispostos a irem às compras. É o que aponta a pesquisa Faciap/Datacenso divulgada nesta quarta-feira (28), sobre a expectativa de compra e venda para o Dia dos Pais em 2021. O levantamento apontou que 65% dos comerciantes paranaenses esperam resultados melhores neste ano comparado com o mesmo período do ano passado e a perspectiva é de crescimento de 9,64% nas vendas em 2021.

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novo decreto estadual - comercio - centro - calçadao - fotos: gustavo carneiro - folha de londrina - 26/05/21 | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O estudo, realizado em parceria com a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), ouviu 500 comerciantes e 1.006 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho, em seis cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4% para os comerciantes e de 3% para os consumidores.

A pesquisa também mediu o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) do Paraná para o Dia dos Pais, que apontou uma evolução em relação ao Dia das Mães e ao Dia dos Namorados. O ICC ficou em 148 pontos, contra 125 em maio e 135 em junho. O índice é medido em uma escala que vai de zero a 200. Acima de cem, indica otimismo em relação à atual situação econômica do país e a situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, demonstrando maior confiança no futuro.

Em relação à economia do país, 58% dos comerciantes dizem estar esperançosos, contra 37% que demonstram preocupação e 5%, afirmam estar desanimados. Já a expectativa em relação ao seu próprio negócio, os índices demonstram ainda mais otimismo. Do total de entrevistados, 86% estão esperançosos, 13% preocupados e os desanimados somam apenas 1%.

"Já esperávamos esse otimismo por causa do avanço da vacinação e da flexibilização. Era notório e imaginávamos que o resultado da pesquisa viria muito bom. O ICC veio evoluindo e a gente entende que a economia está voltando, a arrecadação está subindo", avaliou o presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), Fernando Moraes. "A tendência é superar as vendas de 2019 porque há uma retomada bem forte."

CONSUMIDORES

O otimismo atinge também os consumidores, segundo revela a pesquisa da Faciap, que mostrou disposição para os gastos. O tíquete médio no Estado, apurou a pesquisa, ficou em R$ 168,69 e, segundo relataram 62% dos entrevistados, o valor deve ser igual ao gasto no ano passado. Roupas e calçados são os itens mais procurados por 51% dos consumidores consultados. Bebidas alcóolicas, como uísque, vinho e cerveja aparecem em segundo lugar, com 18%. Perfumes ou cosméticos devem ser a opção de 15% e outros 15% planejam presentear seus pais com um almoço ou jantar.

O levantamento revela ainda uma mudança no perfil de compra, com o aumento das transações virtuais. Entre os consumidores consultados, 53% pretendem garantir o presente pela internet, 29% em lojas físicas de rua e 19% em lojas físicas de shopping. Esse resultado reflete o resultado do momento de pandemia, afirmou Moraes, e não significa o fim das lojas físicas, mas os comerciantes devem ficar atentos ao novo comportamento dos consumidores. "Como foi potencializado demais o on-line por causa da pandemia, a tendência é dar uma acomodada, mas o comerciante precisa estar híbrido, precisa ter a opção on-line", disse Moraes.

Em razão da pandemia, as celebrações também devem ficar restritas ao lar. As comemorações em casa foram citadas por 78% do público pesquisado, seguidas por uma ligação ou videochamada (15%). Apenas 5% planejam celebrar a data em um restaurante.

LONDRINA

Entre as seis regiões pesquisadas, Londrina se destaca pelo otimismo. Entre os comerciantes locais, 76% estão confiantes que as vendas da data irão superar as do ano anterior, com crescimento de 13,48% nas vendas. A presidente da Acil, Marcia Manfrin, destacou que a campanha Londrina Liquida abriu a temporada de liquidações no comércio e muitos lojistas continuam a oferecer descontos, incentivados pelas ondas de frio, o que deve impulsionar as vendas do Dia dos Pais e contribuir para superar os resultados do ano anterior.

O tíquete médio de R$ 153,45 apontado pelos londrinenses ouvidos no estudo, disse a presidente da Acil, também é um demonstrativo de que os compradores estão mais confiantes em seu poder de compra. “No ano passado, ainda não tínhamos a pesquisa da Faciap, mas a pesquisa da Fecomércio, direcionada a todo o Paraná, apontava um tíquete médio de R$ 111,47”, comparou. “Os consumidores estão mais propensos a comprar algum produto e, principalmente, estão seguros para irem às compras por causa do avanço da vacinação e a desaceleração da pandemia em nossa cidade. Mas todos os protocolos devem ser mantidos.”

Shopping centers apostam em distribuição de prêmios

Nos shopping centers, a expectativa é de recuperação no fluxo de consumidores e aumento no volume de vendas. Para estimular o retorno do consumo a níveis pré-pandemia, a aposta são as campanhas com sorteio de prêmios, como vale-compras, smartphones e scooters. Um dos centros de compras já está até antecipando a campanha de final de ano, tornando válidas para os sorteios de dezembro as notas fiscais emitidas agora. Para garantir um cupom que dá direito a concorrer às premiações, os consumidores devem desembolsar entre R$ 300 e R$ 500.

“Estamos em um ano de campanhas de marketing muito forte, com participação expressiva”, disse a superintendente do Boulevard Londrina Shopping, Tania Hara. Segundo ela, durante a pandemia houve redução na circulação de pessoas, mas as vendas estão aquecidas. “A queda no fluxo de pessoas não está proporcional à queda nas vendas. As pessoas estão vindo para comprar.”

Sobre a expectativa para o Dia dos Pais, Hara não fala em números nem arrisca um percentual de crescimento nas vendas, mas dá como certa uma alta em relação a 2020 e 2019. O otimismo tem como base as vendas do Dia das Mães, que cresceram principalmente nas lojas âncora. “Ficarmos acima da campanha de mães em 2019 foi um indicativo muito positivo.”

A perspectiva de reabertura das salas de cinema, pleiteada para agosto junto ao poder público, também é vista como mais um atrativo para os consumidores e o interesse dos investidores, disse Hara, comprova a tendência de reaquecimento. Neste ano, até o momento, o shopping contabilizou 21 novas operações. “No último trimestre, a gente vai estar a todo vapor, com um crescimento muito forte”, aposta.

Gerente de Marketing do Catuaí Shopping Londrina, Lorraine More tem notado aumento gradual nas vendas nas datas de varejo, o que ela atribui a uma maior flexibilização nas regras de distanciamento e isolamento. A recomendação das autoridades sanitárias de evitar confraternizações, analisa a gerente, estimulou o hábito de presentear para que as datas comemorativas não passem em branco. Tendência que deve se repetir no Dia dos Pais.

Em 2021, as campanhas lançadas pelo shopping para impulsionar o consumo fazem alusão ao aniversário de 30 anos do empreendimento. “A nossa expectativa é positiva. Com a vacinação avançando, o cliente está voltando para o shopping e a gente quer perseguir patamares de normalidade. A gente tem crescido e voltado a se aproximar dos patamares de 2019.”

More também destacou o apetite dos investidores para abrir novos empreendimentos. “Hoje, o shopping está com praticamente todas as lojas locadas, com novas contratações e muitas lojas precisando de funcionários. Isso faz com que volte a retomar a atividade econômica.”

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