Lojas virtuais contratam mesmo com queda nas vendas
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de outubro de 2015
Folhapress 
São Paulo - A desaceleração econômica chegou ao comércio on-line brasileiro. De acordo com a Pesquisa Profissional de E-commerce, 49% dos negócios registraram queda nas vendas em 2015. Os resultados ruins, porém, não frearam a expansão das empresas: 45% delas contrataram novos funcionários este ano, e apenas 27% precisaram demitir.
"O mercado de e-commerce segue a linha ascendente nos últimos anos e os empreendedores se direcionam para esse setor para encontrar seu espaço, abrindo lojas especializadas", afirma, em nota, Daniel Cardoso, sócio-diretor da Universidade Buscapé Company, responsável pelo levantamento.
As posições com maior procura pelo setor são programador, analista de e-commerce e auxiliar de e-commerce, segundo levantamento da consultoria e-Vision Group, que faz recrutamento para o mercado digital. De acordo com a empresa, a oferta de vagas para essas especialidades cresceu 110%, 171% e 76%, respectivamente, entre o primeiro semestre de 2014 e o de 2015. Em média, a oferta de trabalho na área aumentou 51%. A única colocação que registrou queda foi a de nível gerencial (-48%).
O estudo, em sua quarta edição, entrevistou entre agosto e setembro 492 profissionais de comércio virtual, dos quais 51% são proprietários, 15% são gerentes, 13% analistas e 21%, outros cargos.
PERFIL
A pesquisa traçou também as características de quem trabalha com lojas on-line. Os homens são a maioria (74%), com média de idade de 36 anos e qualificação superior (28% são pós-graduandos e 45% têm graduação completa). A renda média desse profissional é de R$ 5.077 por mês. Os negócios estão concentrados na região Sudeste (70%), seguida pela Sul (20%).
Para os empregadores, as habilidades mais importantes esperadas de um funcionário são organização e planejamento, foco em resultados e flexibilidade e inovação. Os pontos que precisam ser aprimorados são marketing digital, uso de ferramentas de análise de dados e adoção da tecnologia mobile.


