Os resultados das Livrarias Curitiba diferem do anunciado na pesquisa, segundo informações da assessoria de imprensa. Em 2012, houve crescimento de 22% em relação a 2011. Conforme a assessoria, o mercado está em uma crescente por consequência da profissionalização do setor, que também está se especializando e colocando produtos segmentados no mercado. Para Marcos Pedri, diretor comercial da Livrarias Curitiba, esta segmentação atrai cada vez mais leitores. Ele ainda atribui o resultado à melhora do hábito de leitura do brasileiro.
"Nós crescemos mais que o mercado", comemora Pedri, apesar de acreditar que o setor ainda se encontra atrasado em relação ao varejo em geral. "Temos um espaço enorme para recuperar e o movimento já começou." De acordo com ele, o grande fenômeno de vendas em 2012 foram os livros religiosos, assim como outros lançamentos pontuais.
Nas livrarias, os leitores justificam o otimismo dos empresários deste canal. Alguns, como a professora aposentada e empresária Maria Eugênia Belusci Cavalcante, compram cerca de dez livros por mês e deixam nas lojas cerca de R$ 250 neste período. "Agora que tenho tempo e poder aquisitivo, invisto em livros e viagens", comenta. A vendedora Fabiana Diman, que preenche seu tempo livre de intervalo do trabalho na livraria, também não resiste às tentações do livro e contou ter comprado três só nesta semana. Agora, espera sair o próximo pagamento para comprar outra obra já em vista. Com estas compras, Fabiana gasta mais de R$ 100 ao mês.
Já Leide Salles, gerente da livraria Bom Livro, em Londrina, afirma que o ano de 2012 não foi tão bom para a loja, e que houve queda no crescimento das vendas com relação a 2011. "As pessoas estão tendo mais acesso a livros pela internet." Ela estima que, neste período, as vendas tenham crescido em torno de 5%. (M.F.C.)

mockup