Queda na renda do trabalhador, impostos para pagar, despesas com materiais escolares com a volta às aulas e dívidas acumuladas durante as férias. Todos esses fatores esvaziaram os bolsos dos consumidores neste período do ano e para driblar a crise o comércio em geral se vale das liquidações, para garantir algum movimento.
Em Londrina, várias lojas, shoppings inteiros, revendas de automóveis e até mesmo lanchonetes e pizzarias aderiram à estratégia e conseguiram garantir algumas vendas nestes dois primeiros meses do ano.
No Shopping Royal Plaza todas as lojas aderiram à promoção que promete descontos de até 50% nas mercadorias. Mas durante uma visita na última quinta-feira, a reportagem da Folha constatou que o movimento das lojas era bastante fraco.
Segundo a vendedora da loja Selo Brasil, de confecções, Cristiane Inglês Galvão, as vendas estiveram bastante aquecidas no período que antecedeu o Carnaval. ‘‘Mas agora o movimento realmente caiu’’, comenta.
Cristiane observou que as vendas de janeiro também foram bastante prejudicadas com a suspensão do vestibular de verão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que já dura 168 dias, e a greve dos funcionários e professores da instituição.
A gerente da loja de calçados Pay Less, também no Royal, Daniela Barboza, afirma que a promoção garantiu um bom fluxo de vendas antes do Carnaval, e que agora o movimento caiu.
‘‘O consumidor gastou o dinheiro nas viagens durante o Carnaval’’, comenta. Mas segundo ela, a promoção ainda tem atraído alguns consumidores mais previnidos. ‘‘Claro que as vendas não estão dentro do volume que almejamos, mas o movimento também não está completamente parado, nosso estoque já está no fim’’, observa.
O resultado positivo da liquidação está sendo comemorado pela gerente da Goudett, loja de confecções, Elizete Bernardes. Segundo ela, graças à promoção já está renovando seu estoque com roupas de meia estação. Mas mesmo assim ela afirmou que o movimento de vendas caiu cerca de 20% em fevereiro sobre o mês de janeiro.
As Casas Pernambucanas, no centro de Londrina, encerraram ontem uma promoção iniciada no dia 18 de fevereiro, e segundo o gerente geral da loja, Aparecido Moreira, o resultado foi ‘‘excelente’’. ‘‘Essa teoria de que o início do ano não é um bom período para o comércio mudou bastante. O consumidor planeja e pesquisa antes de ir às compras, e quem tem preço, qualidade e prazos continua vendendo’’, afirma.

mockup