O agravamento na crise de abastecimento de energia elétrica no Rio de Janeiro levou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a anunciar ontem as primeiras sanções às concessionárias fluminenses. A Light, que atende ao município do Rio de Janeiro, foi multada em R$ 2 milhões, e a Cerj, responsável pelo Estado do Rio, foi multada em R$ 800 mil. A Aneel também determinou uma espécie de ‘‘intervenção branca’’ nas empresas e a obrigatoriedade de que todos os prejuízos causados aos consumidores sejam ressarcidos. Por fim, a diretoria da Aneel ameaçou suspender os acionistas das concessionárias de outras licitações no setor elétrico.
‘‘Tomamos estas providências fazendo uma revisão de uma série de elementos ocorridos nos últimos dias’’, afirmou o diretor-geral da Aneel, José Mário Abdo. ‘‘Não ficamos satisfeitos com os resultados das providências tomadas pelas empresas.’’ Na terça-feira passada, a falta de luz atingiu a dezenas de bairros no Rio de Janeiro e interior, chegando a causar manifestações de rua e interrupção do jogo de futebol Botafogo e São Raimundo (AM) pela Copa do Brasil.
As punições foram decididas em uma reunião de emergência da diretoria da agência na manhã de ontem e foram anunciadas durante uma explicação sobre a qualidade do abastecimento elétrico no País, feita à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Segundo os diretores da Aneel, ontem as duas concessionárias já receberiam os comunicados sobre as multas, cuja resolução deve ser publicada hoje no Diário Oficial.

mockup