No mundo corporativo atual, onde as mudanças acontecem a todo momento e a inovação é uma exigência para se manter competitivo no mercado, a convergência de experiências bem-sucedidas e a troca de conhecimento são instrumentos valiosos. O Lidere 2023, evento realizado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e correalizado pelo Sebrae e Estação 43, tem como objetivo antecipar as tendências em gestão, inovação, liderança e empreendedorismo ao mesmo tempo em que promove o encontro entre empresários, gestores e colaboradores, criando um ambiente favorável ao networking.

O evento, que está em sua sétima edição, acontece nos dias 18 e 19 de outubro, no Espaço Villa Planalto, em Londrina. Com uma extensa programação, que inclui palestras, plenárias, rodadas de negócios, workshops e business talks, o Lidere 2023 tem recorde no número de inscritos, com mais de 1,2 mil participantes de Londrina e região.

Em dois palcos simultâneos, se revezam profissionais de renome e especialistas de diversos setores que apresentarão temas de grande relevância na atualidade, entre eles, Inteligência Artificial, eventos corporativos, networking, cibersegurança, novas tecnologias, cenário econômico e estratégias de inovação sustentável.

Dentro do Lidere 2023 acontece nesta quinta-feira (19), a partir das 14 horas, o Investing Day E34, que reúne fundos de investimento e startups, aproximando as empresas que estão prontas para decolar de possíveis investidores. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a governança Estação 43, Codel, Sebrae e Acil Jovem.

“Neste ano, o evento está com uma concepção nova. Nosso objetivo é fazer com que os empresários tenham novos conhecimentos com exemplos reais de empresas que realizaram ações e deram certo, sempre tendo como pilares a gestão, a inovação, a liderança e o empreendedorismo, além do networking”, disse o presidente da Acil, Angelo Pamplona. “Os negócios ainda acontecem olho no olho e não faria sentido trazer 1,2 mil pessoas para um espaço como esse e elas ficassem apenas ouvindo as palestras, sem se conectarem.”

O gerente regional do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, destacou a parceria e colaboração da entidade com a Acil desde a primeira edição do Lidere e ressaltou a importância do evento. “Essa é uma grande oportunidade de conexão e geração de negócios. Às vezes, no dia a dia da empresa, a gente não para para fazer isso.”

“A inovação está no DNA de todos nós e em Londrina, estamos em um momento muito bom, com uma série de entidades trabalhando com inovação, como o Sebrae e a Codel, que têm nos apoiado bastante. E esse evento vem engrandecer ainda mais nosso ecossistema. Acredito que todo mundo vai sair daqui diferente, não só pelo conteúdo, mas pelos relacionamentos”, afirmou o presidente da Estação 43, Lúcio Kamiji.

Presente na solenidade de abertura do evento, o prefeito Marcelo Belinati creditou à união do setor empresarial, da população em geral e das entidades, como a Acil, a responsabilidade pelo desenvolvimento do município, que tem atraído grandes empresas. “Londrina precisava estar unida para construir o seu futuro.”

Empresas que não se adequarem à IA ficarão para trás, diz especialista

Na abertura do Lidere 2023, a mestre de cerimônias real dividiu o palco com Lídia, um avatar criado por IA (Inteligência Artificial) exclusivamente para interagir com o público do evento. Lídia foi uma invenção do fundador do portal BuscaIA.com, Gustavo Melles, a partir de sugestões dadas pelos organizadores do evento. A ideia era apresentar ao público uma das muitas possibilidade de contribuição da IA ao ambiente corporativo e mostrar que essa cultura possa ser incorporada às rotinas da empresa sem que represente uma ameaça ao profissional de carne e osso. “A gente não está substituindo o humano. Muitas pessoas têm medo de que isso aconteça com a chegada da inovação, da IA, mas isso não é real. Para acontecer a IA, precisa de um humano atrás. É o humano que dá vida, que dá conexão.”

Melles lembrou que no final da década de 1990, quando surgiu o Google, houve um estranhamento e uma certa desconfiança sobre a nova ferramenta. O mesmo deve acontecer com a IA, prevê. “Daqui a pouco, a Inteligência Artificial vai fazer parte do nosso dia a dia e nos ajudar a termos mais tempo para viver. Não vai tomar nosso emprego, mas o nosso trabalho. Se a gente demorava seis horas para redigir um texto, por exemplo, com o apoio do Chat GPT, em duas horas você vai concluir o texto e vai ter tempo para se dedicar a outras atividades. Quem dita as regras são os humanos.”

No Lidere, Melles lançou um workshop voltado às empresas no qual demonstra os princípios básicos da IA. Ao final do curso, garante ele, os participantes terão perdido o medo das novas ferramentas e estarão aptos a começar a trabalhar com elas. “Eles vão verificar como isso pode acelerar os processos, entregando resultados para a própria empresa”, destacou o especialista. “A IA não é mais uma escolha. Quem não se adequar, vai perder a função. Independente do tamanho, a IA está ao alcance de todas as empresas e podem ser muito úteis.

Empresa londrinense de eventos corporativos faz parceria com Linkedin

A tecnologia e o network em eventos é o tema de um dos painéis que acontecem dentro da programação do Lidere 2023 nesta quinta-feira (19). Dividirão o palco o sócio-fundador da Frezarin Eventos e CEO da Yazo, Eduardo Frezarin, a head de Desenvolvimento de Negócios do Linkedin, Sabrina Zaremba, e o responsável pelo desenvolvimento de negócios e parcerias da Sympla, Tomas Miranda.

O Linkedin é hoje a maior rede social corporativa do mundo. Somente no Brasil, são 67 milhões de usuários. O Sympla a maior plataforma de venda de ingressos existente no país. No ano passado, as duas empresas se uniram em uma parceria e criaram o Community Builder, uma funcionalidade que permite que todos os eventos publicados na Sympla estejam integrados ao Linkedin. Agora, a Yazo, o aplicativo de eventos corporativos com DNA pé-vermelho, se une ao Linkedin e a parceria irá viabilizar que os participantes do Lidere que estiverem utilizando o aplicativo do evento em seus smartphones integrem uma comunidade dentro da rede social corporativa. “A gente vai fomentar que as pessoas continuem discutindo as pautas do Lidere durante o ano todo, que as discussões continuem e novas pautas surjam e o evento do ano que vem comece a ser construído através dessa comunidade”, explicou Frezarin. “Os eventos corporativos são extremamente relevantes do ponto de vista econômico para os negócios.”