Uma das edições do Lidere, antes da pandemia; evento em 2021 será 100% digital e gratuito
Uma das edições do Lidere, antes da pandemia; evento em 2021 será 100% digital e gratuito | Foto: Marcos Zanutto/17-10-19

A ideia de concorrência já começa a ser desconstruída no meio empresarial para dar espaço ao conceito de ecossistema, que parte do pressuposto que uma empresa pode ser mais forte fazendo alianças com outras organizações, ainda que concorrentes.

Um exemplo é a Apple, que formou um ecossistema formado por parceiros para a sua operação. A Samsung, concorrente direta da marca, por exemplo, é quem fornece as telas OLED para produção de iPhones.

"Das dez maiores empresas do mundo, sete são ecossistemas, que é quando uma empresa entende que não pode ser boa em tudo, precisa consolidar parcerias", explica Flávio Tavares, fundador das empresas Upper, Conselho Virtual e do evento de tecnologia e mobilidade Welcome Tomorrow.

Para ele, um ecossistema surge quando uma empresa se abre, entende que não existe concorrência e constrói projetos maiores do que elas mesmas.

Tavares e o renomado empresário Walter Longo são dois dos principais palestrantes do Lidere 2021, encontro empresarial realizado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) que começa na próxima terça-feira (19), de forma 100% digital e gratuita. O evento reúne nomes do meio corporativo para debater temas ligados à gestão, inovação, liderança e empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.lidereacil.com.br.

Sócios da Upper, Tavares e Longo falam sobre O Poder do Ecossistema nos Negócios no último dia de evento (quinta-feira, 21).

A Upper e o Conselho Virtual, empresa na qual eles são sócios, ficam sediadas em Londrina. A Upper parte do pressuposto que toda empresa pode investir em educação, tornando-se professores nas suas áreas de atuação. Uma empresa de lençóis, por exemplo, pode ensinar as pessoas a dormirem melhor, uma fábrica de bebidas pode ensinar bares e restaurantes a melhorarem sua gestão, e uma indústria de cosméticos falar sobre sustentabilidade.

A empresa usa a metodologia batizada de aducation, que une os conceitos de advertising (publicidade) e education (educação). "Ficou um conceito que o Walter (Longo) acredita que vai ser a quarta onda da publicidade", explica Tavares.

O Conselho Virtual, um dos patrocinadores do Lidere, é uma plataforma que democratiza o acesso a conselheiros consultivos para pequenas e médias empresas do País. O programa possui mais de 450 conselheiros de diversas áreas. No Lidere, Tavares e Longo vão sortear um conselho consultivo entre os participantes que se cadastrarem no site https://mkt.conselhovirtual.com.br/lidere.