SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após ser confirmada como líder do setor automotivo em 2020, a General Motors anunciou a retomada de seus investimentos no Brasil, com lançamento de novos modelos da marca Chevrolet.

O ciclo que previa o aporte de R$ 10 bilhões entre 2019 e 2024 estava suspenso desde março devido à pandemia de Covid-19.

A retomada se concentra nas fábricas instaladas no estado de São Paulo e deve dar origem às novas gerações da picape Montana e da minivan Spin, entre outros modelos.

A GM terminou 2020 com 17,35% de participação no mercado, seguida por Volkswagen (16,8%), Fiat (16,5%) e Hyundai (8,58%). Os dados foram divulgados pela Fenabrave (entidade que representa os distribuidores de veículos) e incluem carros de passeio e veículos comerciais leves.

O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do ano pela sexta vez consecutiva, com 135.351 unidades licenciadas na versão hatch. O Hyundai HB20 ocupou a segunda colocação (86.548) e outro Chevrolet, o sedã Onix Plus, aparece em terceiro (83.392).

A picape Fiat Strada vem na quarta colocação (80.041), sendo o modelo de maior sucesso na sua categoria em 2020.

Os emplacamentos no Brasil tiveram queda de 26,2% em 2020 na comparação com 2019. Foram comercializados 2,06 milhões de veículos no ano passado, segundo a Fenabrave. O dado considera carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

A entidade projeta um 2021 melhor, com altas de 15,8% nas vendas de automóveis e de 17,6% no segmento de motos.