Todos os produtos derivados de transgênicos têm liberação, desde que possuam informações em seus rótulos. Aqui entra um problema. Carnes, leites e ovos de animais que se alimentam com transgênicos são impossíveis de verificação, disse a pesquisadora da Embrapa, Marília Nutti. Para isto, necessitaria de rastreabilidade, dificultada pelo tamanho do País e pelas características de produção em cada região. ''Como é possível saber se o gado consumiu ração de planta transgênica, quanto tempo consumiu e qual a quantidade?'', indagou.
Ela disse que os produtos que estão no mercado possuem menos de 1% de transgênicos em sua composição, por isso não necessitam da especificação nos rótulos. Mas algumas rações animais já estão cumprindo a legislação da rotulagem, inclusive com um símbolo (triângulo amarelo).
Sobre a simbologia utilizada, Marília foi crítica. Disse que o amarelo significa alerta e o triângulo tem conotação de perigo. ''Estamos emitindo um conceito de que aquele produto é perigoso, quando na realidade, para chegar ao consumo, passou por todos os testes e avaliações, não trazendo nenhum problema'', explicou. ''É preciso mudar este símbolo e avaliar melhor a questão da rotulagem dos produtos de origem animal.'' (D.G.J.)

mockup