Brasília - O cancelamento de voos por conta da contaminação de parte da tripulação por Covid-19 segue pelo sexto dia consecutivo no Brasil. Entre a última quinta-feira (6) e o próximo domingo (16) estão sendo cancelados 948 voos das companhias aéreas Azul e Latam Brasil - desses, 765 são da Azul, a mais afetada por já estar operando no limite da sua capacidade. A Gol informou que ainda não teve voos cancelados por afastamento médico da equipe.

Imagem ilustrativa da imagem Latam tem dez voos cancelados no Paraná até esta quinta-feira
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Na lista de voos cancelados da Latam desta quarta (12) e quinta-feira (13), constam dez rotas com cidades paranaenses como partida ou destino. São oito de Curitiba, dois de Foz do Iguaçu e dois de Maringá. Os voos da quarta são: LA3010 (Curitiba-Congonhas), LA3009 (Congonhas-Curitiba), LA3157 (Guarulhos-Curitiba), LA3387 (Curitiba-Guarulhos), LA3383 (Guarulhos-Foz do Iguaçu), LA3393 (Foz do Iguaçu-Guarulhos), LA3186 (Guarulhos-Maringá), LA3189 (Maringá-Guarulhos). Na quinta-feira, foram afetados os voos LA3011 (Congonhas-Curitiba), LA3000 (Curitiba-Congonhas).

A Azul não disponibiliza uma lista dos voos, mas afirma que está entrando em contato diretamente com os clientes. A Latam solicita que, antes de se dirigir ao aeroporto, o passageiro confira o status do seu voo no site da companhia. Também é possível acompanhar a atualização dos voos cancelados por meio do seguinte link: https://www.latamairlines.com/br/pt/imprensa/noticias/voosimpactados-covid-influenza.

Especialistas ouvidos pela reportagem acreditam que o problema do cancelamento de voos pode perdurar até o fim de fevereiro, seguindo a curva de contaminação da variante ômicron. Na terça-feira, o Brasil registrou 73.617 casos de Covid. A média móvel de casos saltou 631% em relação ao dado de duas semanas atrás e agora é de 44.016 infecções por dia.

Na segunda feira (10), um casal de Londrina teve um voo cancelado em Salvador. Eles voariam pela manhã para Guarulhos (SP) e em seguida para Londrina. Com o cancelamento, eles só conseguiram embarcar na madrugada do dia seguinte. Porém, eles relataram que receberam toda a assistência da companhia aérea.

REDUÇÃO DE FOLGAS

Para lidar com o alto número de cancelamento de voos por conta da contaminação de parte da tripulação pela Covid, a companhia aérea Azul propôs um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que envolve a publicação de escalas quinzenais (e não mais mensais, como de praxe) e a redução facultativa do número de folgas nos meses de fevereiro e março.

A título de indenização, a empresa está propondo um vale-alimentação mensal de R$ 463,21. O ACT, que teria vigência de 12 de janeiro a 31 de março, será votado na tarde desta quarta-feira (12). A proposta foi apresentada na noite de segunda-feira (10), em live do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).

A Azul já começou o processo de contratação de aeronautas, especialmente comissários de bordo, mas o processo leva tempo, por se tratar de uma mão de obra muito especializada.

A reportagem apurou que o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) vem recebendo diversas denúncias sobre programações de voo planejadas com o número de comissários reduzidos, o que contraria regimentos da categoria.

O sindicato enviou ofício à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informando que só no dia 6 de janeiro foram 16 voos realizados com equipe reduzida. Na data, a Azul começou a informar o cancelamento dos voos, que então representavam 5% da sua malha, o equivalente a 45 viagens no dia.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1