O governador em exercício de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), vai chamar os dirigentes da Lacta Suchard (fabricante de chocolates), para uma reunião em que apresentará os custos que decorrerão da transferência da empresa de São Paulo para o Paraná e avaliará se a empresa está se transferindo por problemas de logística ou custos ou se é para obter incentivos fiscais.
A decisão foi comunicada pelo governador em uma reunião ontem de manhã no Palácio dos Bandeirantes entre ele, Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, Melquíades Araújo, presidente da Federação de Alimentação, Ricardo Pathá, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, e João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical.
Segundo Alckmin, o governo irá cobrar a alíquota cheia de 18% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), quando os produtos de empresas que saíram de São Paulo por causa de incentivo fiscal entrarem no Estado. Normalmente, a alíquota interestadual do ICMS é de 12%, e depois o governo estadual recolhe apenas 6%, que é a diferença do imposto cheio. A empresa apresenta nota fiscal comprovando que recolheu os 12% para poder recolher apenas 6%.
‘‘Agora vamos glosar o crédito, ou seja, a empresa que recebeu incentivo e não recolheu os 12%, vai pagar os 18% quando entrar em São Paulo’’ disse Alckmin.

mockup