A Justiça do Trabalho determinou que as agências do Itaú de Londrina cessem o expediente físico e mantenham apenas o atendimento dos benefícios aos aposentados. A decisão do juiz da 6ª Vara do Trabalho de Londrina, Reginaldo Melhado, foi tomada na segunda-feira (30) e estipulou multa diária de R$ 200 mil por trabalhador e por obrigação descumprida.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça manda Itaú fechar agências em Londrina durante pandemia
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Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Felipe de Albuquerque Pacheco, todos os bancos que atuam em Londrina foram acionados por ação ciil pública por manterem o funcionamento normalmente, mesmo diante da determinação de isolamento social para combater a proliferação do novo coronavírus.

Pacheco diz que as denúncias à Justiça do Trabalho têm o objetivo de garantir a saúde tanto dos funcionários dos bancos quanto dos clientes. “Está ocorrendo de chamarem os clientes para assinar contratos nas agências, para fazer novos negócios. Ontem, em uma fiscalização, tinha mais de 30 clientes dentro de uma agência de outro banco, as mesas todas cheias. A maioria das agências não tem janelas e não estão conseguindo fazer a limpeza do modo necessário”, conta o presidente.

Na sentença da ação contra o Itaú, o magistrado reconheceu a gravidade do caso e a omissão do banco em relação às providências para evitar a disseminação do novo coronavírus. “A exigência de trabalho presencial evitável é ilegal e expõe os trabalhadores a risco desnecessário, sobretudo se não são fornecidos equipamentos de proteção individual. As alegações da petição inicial estão demonstradas de modo consistente”, despachou Melhado.

Em sua decisão, o juiz estipulou o fechamento de todas as agências, à exceção das datas de pagamentos de benefícios (dos dias 24 a 31 e do dia 1º a 5 de cada mês), mas com abertura de até três caixas físicos por agência, das 10h às 14h.

Também determinou o fornecimento de máscaras e luvas a seus trabalhadores, fiscalizando e exigindo seu uso; fornecimento de álcool em gel aos empregados e clientes, tanto na entrada como no interior da agência; a organização do sistema de atendimento, de modo a restringir a entrada de clientes na agência de no máximo dez clientes em cada agência e de se assegurar a distância segura entre as pessoas; a proibição de todas as atividades não essenciais; e a dispensa de comparecimento ao local de trabalho de todos os funcionários, dispondo trabalho remoto, quando viável.

Procurado, o Itaú disse que as agências de Londrina já atendem em horário reduzido, fornece equipamentos de prevenção ao coronavírus e pratica revezamento de funcionários. Leia a seguir.

"No atual período, o Itaú Unibanco tem tomado diversas medidas para preservar a saúde de todos. Em Londrina, as agências estão abrindo em horário reduzido, das 10h às 14h, com atendimento preferencial para aposentados e pensionistas, disponibilização de luvas, álcool gel e máscaras para colaboradores, além de revezamento em sua escala de atendimento. Dessa forma, o Itaú Unibanco contribui com o objetivo de desacelerar a velocidade de propagação da covid-19, e mantém atendimento mínimo especialmente para seus clientes que precisam de apoio."