Em ação civil coletiva de autoria do Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Paraná), o juiz titular da 5ª Vara do Trabalho de Londrina, Manoel Vinicius de Oliveira Branco, determinou que a Vikstar, contact center que presta serviços para a Telefônica em Londrina, São Paulo e Piauí, comprove os repasses do vale transporte e do salário do mês de abril, a serem pagos aos trabalhadores no quinta dia útil de maio, ou seja, nesta sexta-feira (7). Caso não cumpra com a determinação em 48 horas, a empresa está sujeita à execução dos valores.

Trabalhadores da Vikstar na unidade de Itaquera (SP), antes da pandemia
Trabalhadores da Vikstar na unidade de Itaquera (SP), antes da pandemia | Foto: Divulgação/Vikstar

"A antecipação do vale transporte para o deslocamento do empregado no mês de maio de 2021, bem como o pagamento salarial do mês de abril de 2021, são obrigações mínimas e necessárias para a própria continuidade do liame empregatício, motivo porque DEFIRO a tutela de urgência requerida", diz o despacho.

A decisão determina ainda que a Telefônica retenha os créditos que possui com a Vikstar até o limite do valor da causa, de R$ 200 mil.

Diretor do Sinttel em Londrina, Sandro Marochi explica que, com a ação civil coletiva, o sindicato quis se antecipar para garantir o pagamento dos trabalhadores da empresa no quinto dia útil do mês.

No mês passado, a contact center atrasou o pagamento dos salários dos seus funcionários. Na época, a empresa alegou que os pagamentos não foram realizados pontualmente porque a Telefônica não realizou o repasse devido pela prestação de serviços. Já a Telefônica disse estar fazendo os pagamentos regularmente e que rescindiu contrato com a Vikstar no dia 18 de março, dando 90 dias de aviso prévio, por "questões relacionadas à deterioração financeira" da empresa. A operadora é a única cliente da contact center.