Arquivo FolhaOpções do mercadoInvestimento em renda fixa projeta ganho compensador com inflação baixa; bolsa é alternativa de longo prazoCom a queda nominal das taxas de juro, uma opção é deslocar parte do capital para fundos de investimento mais agressivos. A migração, sempre arriscada, pode agora ser feita de maneira mais segura. É que existem dois novos índices apurados pela Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) - Índice de Sharpe e Anbid - que permitem que o investidor compare a qualidade de administração da carteira dos diversos fundos de uma mesma modalidade num período de 24 semanas.
Eugênio Pinheiro Chagas, economista e gerente-técnico da Anbid, explica que, quanto maiores forem esses índices, maior a qualidade de gestão da carteira, ou seja, menor o risco na obtenção do rendimento.
A classificação dos fundos pelos novos índices será feita toda segunda-feira. De início, no entanto, tende a ser difícil ao investidor ter acesso a ela. A revista mensal Fundos de Investimento, da associação, publicará o levantamento mais próximo do fim de cada mês.
Eduardo Santalúcia, gerente do Banco de Investimentos Sudameris, diz que esses índices são importantes. ‘‘Permitem que o investidor compare de forma mais consistente os vários fundos do mesmo tipo.’
Conforme a primeira pesquisa feita pela Anbid, entre os maiores fundos das diferentes modalidades, os de melhor qualidade de administração foram: fundos de 30 dias de renda fixa, BB-Empresarial, seguido pelo CEF Azul FIF; 60 dias de renda fixa, BB-Empresarial; ações e carteira livre indexados ao IBovespa, Credibanco Index; ações IBovespa Ativo, Boston Ações; ações Outros, Bradesco Fundo Mútuo Ações; carteira livre IBovespa Ativo, BB-Ações Carteira Livre; carteira livre Outros, Boston Carteira Livre.
On-linePelo menos duas corretoras de São Paulo anteciparam-se no lançamento de um serviço que pode representar o futuro no que se refere às operações no mercado financeiro. A Souza Barros e a Socopa estão oferecendo uma página própria na Internet por meio da qual o investidor de qualquer parte do mundo poderá aplicar em ações, fundos de investimento, CDBs, ouro e dólar sem sair de casa. Além disso, poderá acompanhar de perto as cotações no mercado doméstico e informar-se também, em tempo real, sobre as Bolsas de outras praças, como Nova York, Buenos Aires e Cidade do México.
Para o diretor da Socopa, Homero Amaral, esse serviço, pioneiro no Brasil, atenderá desde o pequeno investidor, que vai movimentar seus recursos nos fundos de investimento, até os grandes, que poderão conhecer as cotações das principais ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Segundo o diretor-executivo da Souza Barros, Eduardo Fonseca, a novidade será útil especialmente para o investidor que não trabalha com nenhuma corretora ou banco e prefere empregar seu dinheiro em ações ou fundos de investimento a longo prazo.
A página da Socopa na Internet já apresenta as cotações na tela em tempo real e a da Souza Barros deve passar a oferecer a mesma facilidade em pouco tempo. Por enquanto, o sistema na Souza Barros funciona por meio de mensagens. O cliente pede informações sobre cotações ou resultado de fundos e, se for o caso, emite ordens de compra ou venda de ativos, de depósito ou saque.

mockup