O juiz da 16ª Vara Cível de Curitiba, Fernando Paulino da Silva Wolff Filho, concedeu ontem liminar suspendendo comerciais da Global Telecom exibidos em emissoras de televisão nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Ele atendeu ‘a solicitação feita pela concorrente TIM Celular, que alegou estar sendo prejudicada pela mensagem contida nas propagandas.
Segundo nota distribuída ‘a imprensa pela TIM, foram usados como argumentos jurídicos da ação ‘‘a falta de princípio da transparência e a comparação desproporcional entre os produtos’’. O diretor de marketing da empresa, Maurício Roorda, complementa que ‘‘os comerciais agridem o consumidor, pois um dos atores representa o papel de uma pessoa sem capacidade de discernimento’’.
A propaganda diz respeito à campanha alusiva ao Dia dos Namorados, levada ao ar nos dias 27 e 28 de maio. É uma sequência dividida em dois episódios, intitulada na ação judicial como ‘‘0-800 do celular Gênio da Global’’. No entendimento da concorrência, são feitas referências ao celular sem conta chamado Pronto!, fabricado pela TIM. ’Á comparação entre os dois é indevida‘‘, defende Roorda.
‘‘Não temos medo de comparação, porque o cliente é quem decide na hora de comprar. Só não podemos permitir inverdades, como eles fizeram nos comerciais deles‘‘, reage o diretor de marketing da Global Telecom, Sávio Bloomfield.
(José Marinho, especial para a Folha)

mockup