Uma das mais tradicionais lojas de departamento de Curitiba, a Hermes Macedo S.A. teve a sua autofalência decretada. A determinação foi dada pelo juiz Marco Antonio Antoniassi, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Falência e Concordata de Curitiba. Em seu parecer, o juiz autorizou que haja a continuidade dos negócios da empresa.
O grupo Hermes Macedo estava em concordata desde novembro de 1992. A autofalência foi a maneira encontrada para interromper o prolongamento indefinido do regime concordatário e para evitar a falência, que resultaria no fechamento completo de todas as lojas. O grupo tinha pago apenas a primeira parcela da dívida um ano após a concordata, mas não conseguiu manter o pagamento no ano seguinte.
A Hermes Macedo tem hoje 40 lojas espalhadas pelo Estado e em algumas cidades de Santa Catarina. O grupo chegou a ter quase 200 lojas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Segundo o advogado do grupo, Peregrino Dias da Rosa Neto, a medida foi a ‘‘melhor alternativa’’ aos credores e para os cerca de 400 funcionários. Ele confirmou que as 40 lojas que ainda estão em funcionamento no País não deverão ser fechadas até que ocorra a liquidação do patrimônio. A maior parte das dívidas das lojas HM, de acordo com o advogado, é com os grandes credores. ‘‘Com a maioria dos pequenos fornecedores, foi possível saldar os débitos durante o processo de concordata’’, disse Neto.
O maior credor da Hermes Macedo é o Banestado, que foi nomeado síndico da massa falida. O representante do banco será Nivaldo Ritz Mariano. A Hermes Macedo está com um passivo de R$ 90 milhões e com um ativo de R$ 30 milhões.
A Hermes Macedo tinha 50 anos de atuação no mercado. Ela chegou a ser uma das mais importantes lojas de departamento de Curitiba e de algumas cidades do interior do Estado. O grupo abriu sua primeira loja em novembro de 1947. Em 92, o grupo foi classificado entre os 200 maiores grupos privados do País. A empresa ficou em 176º lugar na classificação geral.