A cidade de Joinville, em Santa Catarina, aguarda para maio a homologação que autoriza o funcionamento do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, tornando mais seguros os pousos em situações climáticas adversas.
O equipamento já está instalado, mas ainda depende da homologação da Secretaria de Aviação Civil, órgão ligado à Presidência da República. A estação meteorológica que completa o sistema está na reta final de instalação.
O aeroporto de Joinville recebeu 357 mil passageiros no ano passado, volume três vezes menor se comparado ao Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, com movimentação de 1,05 milhão de passageiros em 2013.
Por aqui, a instalação do ILS ainda esbarra na desapropriação de terrenos ao redor do terminal. Foram liberados R$ 16 milhões para a aquisição de áreas na face sul do aeroporto, e a Prefeitura negocia a liberação de R$ 11 milhões para iniciar a desapropriação na face norte. A previsão de instalação é para 2016.
O secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte, informa que o município também enfrentou um "longo processo", semelhante ao de Londrina, iniciado há dez anos. "Estamos na reta final, mas houve várias surpresas. Imaginávamos que ia sair, e o prazo se arrastava. A entrega estava prevista para março do ano passado, mas por conta da licitação da estação meteorológica, ficou para o meio deste ano", exemplifica. Apesar da garantia do ILS, a prefeitura de Joinville ainda trabalha na desapropriação de outros terrenos próximos ao terminal.
Duarte afirma que a complexidade da tramitação para instalação do ILS exige paciência de todas as partes envolvidas. "É preciso entender o processo, e não chegar a conclusões precipitadas, ter paciência para que seja feito do modo correto. Aeroporto, obstáculos, pista, tudo deve estar milimetricamente preparado. A cidade precisa vencer todas as exigências que as autoridades aeronáuticas impõem, é um interesse de segurança nacional. Tem que cobrar, mas com o entendimento de que as etapas não podem ser abreviadas."
A expectativa de Joinville é dobrar o movimento do aeroporto já a partir do segundo semestre, absorvendo a demanda de passageiros que preferem utilizar os terminais de Curitiba e Navegantes (SC), relativamente próximos ao município. "Já temos um conforto nesse sentido, por ter mais opções. Mas com o ILS aqui, o passageiro passa a confiar mais no aeroporto. Isso gera um círculo virtuoso porque a companhia aérea vê o aumento da demanda, disponibiliza mais aeronaves e abaixa o preço das passagens", relaciona.

mockup