A Seide (Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maringá) lançou na última segunda-feira, 8, edital de chamamento para receber entre 22 de junho e 21 de julho projetos para o programa ISS Tecnológico. Verba prevista para impulsionamento do segmento é de R$ 2 milhões. "É uma das medidas que tomamos como retomada da economia na cidade", anuncia secretário da Seide, Rafael Silva. "O setor de TI transformou Maringá em polo nacional".

ISS Tecnológico foi feito pela Lei 975/2013 indicando benefícios fiscais para prestadores de serviços investindo em pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Maringá. Renúncia fiscal para empresa será em cima do valor pago de Imposto Sobre Serviços (ISS) nos últimos 12 meses. Empresa ficará com crédito na Secretaria da Fazenda, que será descontado quando for pagar O Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais ), por exemplo.

Diretor da Seide, Cesar Rael, explica que objetivo é incentivar a inovação tecnológica. Entre situações comuns nos empreendimentos estão aquisição de equipamentos e softwares, treinamento de funcionários, consultorias, assessorias, informatizar empresa, entre outras.

Que isso melhora todos aspectos. Do atendimento aos serviços, produtos. Consequentemente, aumentam vendas, abrem vagas de trabalho, cresce arrecadação de impostos, entre outras melhorias na cadeia produtiva e poder público.

Análise dos projetos acontecerá somente após conferência e análise dos documentos da empresa e depois será por: ordem de protocolo dos projetos; preferência às micro e pequenas empresas; proposta de geração de emprego; aumento na arrecadação do ISS; gastos com máquinas, equipamentos e infraestrutura.

ISS Tecnológico é mais uma iniciativa em apoio ao segmento Tecnologia de Informação (TI). Está em andamento o Parque de TI. Primeira etapa foi em setembro passado, com venda de 12 terrenos numa área de 170 mil m², na avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha. Agora terrenos são registrados em cartório, na escrituração, em transferência da prefeitura para empresas que adquiriram na licitação. Empresas estão com projetos em andamento para começar obras até final do ano.

Em breve haverá loteamento da segunda etapa. Serão em torno de 47 terrenos, incluindo espaços para formação de mão de obra com cursos superiores sobre TI.

Interessados em enviar projetos para o ISS Tecnológico podem entrar em contato com Seide: Informações: (44) 3221-1388 ou [email protected]