A fiscalização de pescados e congelados comercializados em Londrina será intensificada por causa dos resultados obtidos durante as blitzen realizadas na Operação Páscoa. Todas as dez maiores marcas comercializadas na cidade foram reprovadas pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que fiscalizou 40 estabelecimentos nos últimos 25 dias. No total, 15 exames oficiais registraram peso entre 18% e 20% menores do especificado nas embalagens. O tolerado, de acordo com o regulamento técnico do Inmetro é de até 1%.
O resultado surpreendeu os fiscais do Instituto, que fizeram a apreensão de 413 unidades de pescados e congelados, com pesos entre 400 gramas e 800 gramas. O Instituto aguarda o resultado do processo que vai determinar se os produtos ficam apreendidos ou se serão devolvidos aos fabricantes para que sejam feitas nova pesagem e reembalagem.
Com erro superior ao tolerado, os fabricantes recebem de imediato o ato de infração, com multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 mi, dependendo dos casos reincidência. O prazo para apresentar defesa é de dez dias.
As equipes do Ipem fizeram uma pesquisa prévia sobre as marcas de pescados mais vendidas nos estabelecimentos e focou a fiscalização nelas. De acordo com o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, os trabalhos serão intensificados e vistorias serão feitas uma vez por mês nos supermercados até que sejam feitas as regularizações do peso. ''É um índice muito alto e não podemos permitir que os consumidores sejam lesados'', afirmou.
Ao contrário dos pescados e congelados, os ovos de Páscoa e chocolates tiveram aprovação em todas as marcas. Foram encontradas somente pequenas diferenças. Numa das últimas fiscalizações do Ipem ontem pela manhã, num supermercado da cidade, uma amostra com cinco ovos foi retida para averiguação. A marca apresentava indícios de redução na pesagem e os ovos seriam encaminhados ao Ipem para a pesagem oficial. Em média, 25 marcas foram vistoriadas no supermercado.
Para Trautwein, a aprovação das marcas significa a adequação dos fabricantes, que já no ano passado foram registradas apenas pequenas diferenças no peso das mercadorias. ''A diferença no peso dos ovos, no ano passado, já era modesta. Os consumidores este ano podem comprar tranquilos.''
Uma dica, segundo o chefe regional do Ipem é verificar se as informações sobre peso líquido e certificação do Immetro estão claras na embalagem. Nos ovos de Páscoa que contém brinquedos na embalagem, a faixa etária deve estar definida na embalagem.

mockup