Curitiba - O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) começa, na próxima segunda-feira, a fiscalização mais intensiva de brinquedos e artigos de decoração para as festas de fim de ano. O trabalho dos técnicos do Ipem no Paraná atende à recomendação do Inmetro e correrá em paralelo com o dos outros órgãos estaduais em todo o País. O objetivo é dar maior segurança ao consumidor no momento em que cresce a oferta desses produtos, nem todos com as devidas precauções exigidas pela legislação.
''É preciso muito cuidado com brinquedos que possam trazer problemas às crianças. Nesses dias anteriores ao Natal cresce muito a oferta de brinquedos de procedência duvidosa e, como consequência, daqueles que não estão de acordo com as normas da legislação brasileira. E é sempre um risco para as crianças terem contato com um brinquedo que não possua o selo do Inmetro'', disse o presidente do Ipem, Marco Antônio Berberi.
Para poder ser legalmente comercializado, qualquer brinquedo tem de exibir o selo do Inmetro. ''O selo é colocado nos brinquedos que não oferecem risco às crianças e que são adequados à idade especificada na embalagem. Significa que o produto passou por testes de toxicidade do material empregado e por outras avaliações de segurança em relação ao seu formato - se é ou não pontiagudo e se pode oferecer algum perigo em seu manuseio'', explica Berberi.

mockup