Ipem encontra poucos problemas em produtos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de março de 2005
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Apenas 20 produtos analisados por técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) entre ovos de Páscoa e pescados apresentaram irregularidades quanto ao peso ou informações contidas na embalagem. Foram visitados 140 estabelecimentos comerciais hipermercados, supermercados, mercearias e lojas especializadas de todas as regiões do Estado no trabalho de fiscalização que durou 32 dias.
A coleta e análise de produtos mais consumidos durante a Semana Santa envolveu 771 itens. Nos locais de revenda foram examinadas mais de 3,8 mil unidades e outras 1.221 foram encaminhadas para análise em laboratório.
O gerente de pré-medidos do Ipem, Sérgio Camargo, explicou que as irregularidades não foram graves a ponto de ser necessário o recolhimento dos produtos. As diferenças entre o peso medido e o informado foram pequenas e em poucas amostras. Somente é ''erro abusivo'' e, portanto, passível de apreensão, quando a pesagem é de 30% a 40% inferior à informada na embalagem, esclareceu. Na maioria dos produtos analisados agora (15 do total), a irregularidade foi identificada na indicação quantitativa na embalagem, como altura inadequada dos caracteres ou erro na grafia da simbologia legal.
Os fabricantes das marcas reprovadas pelo Ipem foram notificados e terão prazo de 15 dias para apresentar defesa prévia. Segundo Camargo, caberá ao setor jurídico do Ipem analisar os processos adminstrativos e decidir sobre a sanção a ser aplicada que varia de advertências ou multas, no valor de até R$ 1,5 milhão.
Serviço
Os consumidores que tiverem dúvidas em relação ao peso dos produtos podem acionar a Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800-64-50-102.


