Ipea estima alta do PIB entre 4% e 5% em 2011
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Agência Estado 
Rio de Janeiro - O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou hoje (13) sua previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2011, que deve ter expansão de 4% a 5%. De acordo com o instituto, a redução do crescimento econômico brasileiro em relação a 2010, quando o PIB subiu 7,5%, deve-se ao aumento dos juros juntamente com o menor impulso do setor fiscal.
O Ipea também prevê que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ficará entre 5% e 6% neste ano, situando-se, portanto, acima do centro da meta definida pelo governo (4,5%), porém abaixo do teto de 6,5%.
Além disso, o Ipea prevê um avanço do déficit em conta corrente neste ano, com estimativa de um saldo negativo entre US$ 73 bilhões e US$ 63 bilhões.


