Ipea afasta ideia de apagão de mão de obra
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Redação FolhaWeb 
Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil ainda não está sofrendo um apagão de mão de obra, mas precisa investir urgentemente em qualificação profissional, identificar áreas que mais precisam de força de trabalho especializada e ofecerer uma educação de qualidade. A análise faz parte do estudo divulgado ontem pelo órgão: ''Boletim Radar - Tecnologia, Produção e Comércio Exterior''.
A pesquisa, dividida em seis capítulos, recomenda que é preciso ampliar o contingente de pessoas com cursos médios, técnicos e superiores, principalmente em setores como Engenharia, Design e Tecnologia, por exemplo, que devem ganhar cada vez mais espaço na economia nacional. Para isso, lembra Paulo Meyer Nascimento, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, ''é necessário garantir uma educação melhor para se buscarem ganhos de produtividade''.
Ele ressalta que uma força de trabalho mais qualificada permite que as empresas reduzam custos de produção e incorporem novas tecnologias. No País, entretanto, o panorama ainda não é este. ''Sentimos que falta mão de obra qualificada em determinados setores, em algumas regiões. Por isso é necessário apurar onde isto está acontecendo e o que pode ser feito. Mesmo que não seja verificada uma escassez de mão de obra no geral, não significa que estamos dispondo da qualificação ideal para sustentar os níveis de crescimento observados nos últimos anos'', destaca.
Leia a reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.
- Mestre de obras é feliz na profissão
- Empresas reclamam da falta de comprometimento


