IPC fica próximo do zero em Curitiba
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de setembro de 2005
Equipe da Folha 
Curitiba A inflação de agosto, em Curitiba, ficou próxima de zero. É o que divulgou ontem o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Segundo o instituto, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do mês passado, para famílias que recebem de um a 40 salários mínimos, foi de 0,08% na capital paranaense. Informações da Agência Estadual de Notícias apontam que a taxa de agosto ficou 0,66 ponto percentual inferior à de julho. O acumulado do ano está em 2,73% e dos últimos 12 meses (setembro de 2004 a agosto de 2005) em 4,71%.
A maior influência para o índice geral, segundo o Ipardes, ainda foi do grupo Transporte e Comunicação que teve alta de 1,64%. Os itens que mais influenciaram o comportamento do grupo foram: serviço de telefonia residencial (5,38%), automóvel de passeio nacional zero (1,20%), tarifa de ônibus urbano (1,88%), automóvel de passeio e utilitário usado (0,67%), gasolina (1,66%), automóvel de passeio importado zero km (4,59%), álcool combustível (2,86%), passagem de avião (5,12%) e seguro voluntário de veículo (5,40%). Também apresentando alta nos preços de seus produtos e serviços, o grupo Habitação fechou agosto em 0,99%, pressionado, principalmente, pelo aumento da energia elétrica (4,7%) e condomínio (1,27%).
Em contrapartida, os demais grupos pesquisados apresentaram quedas nos preços de seus produtos e serviços, contribuindo para que a inflação de Curitiba diminuísse 0,66 ponto percentual em relação a julho, quando o índice foi estimado em 0,74%. O Índice de Preços ao Consumidor, calculado pelo Ipardes, é divulgado mensalmente e está disponível no site do Instituto, www.ipardes.gov.br.


