Internet faz multimilionários
O grande auge da ‘‘nova economia’’ – tudo o que é relacionado com as novas tecnologias e a internet – permitiu aos presidentes da Yahoo e America Online, Timothy Koogle e Steve Case, acederem aos restrito clube dos multimilionários, informa esta quarta-feira o jornal USA Today.
Graças à alta recorde na bolsa das duas empresas, Timothy Koogle em 1999 ganhou 1,7 bilhão de dólares e Steve Case 1,1 bilhão.
O jornal indica, por outro lado, que sete dos dez presidentes mais bem pagos em 1999 nos Estados Unidos dirigiam empresas relacionadas com as novas tecnologias (veja quadro)
As rendas destes presidentes foram calculadas levando em conta seu salário de base, gratificações, participações e opções sobre ações.
Segundo o USA Today, um presidente da ‘‘nova economia’’ ganha um salário médio anual de 46 milhões de dólares contra 13 milhões de presidentes de uma empresa tradicional. Como comparação assinale-se que um professor americano ganha uma média de 40.580 dólares, enquanto o presidente Bill Clinton deve se contentar com 200.000 dólares.
O jornal também oferece indicações sobre seu perfil: quatro deles têm menos de 51 anos, um é mulher (Exodus Communications) e o da Computer Associates International é de origem asiática.