Curitiba - A safra agrícola alavancou a geração de emprego na indústria da alimentação e bebidas, no Paraná, colaborando significativamente para que, em abril, houvesse o aumento de 1,44% do nível de emprego formal no Estado. Índice que está acima da variação nacional, que foi de 1,07%, no mesmo período. Foram criados quase 27,5 mil novos empregos, dos quais 75,1% se concentram no Interior do Estado. O número de postos de trabalhos abertos e o crescimento percentual somam o desempenho mais positivo registrado no mês de abril, desde o ano 1992.
Comparando abril de 2007 com o mesmo período de 2006, quando foram gerados 20.330 empregos, houve um aumento de 35,16%. ''Observamos no primeiro quadrimestre do ano uma aceleração do nível de empregos formais, no Estado. O saldo de empregos pulou de 51.830, em 2006, para 70.389 vagas, em 2007, entre janeiro e abril'', disse o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Diesse-PR), Sandro Silva, ao divulgar, ontem, a pesquisa do Nível de Emprego no Paraná e na Região Metropolitana de Curitiba.
Dentro da indústria de alimentos só a usina de açúcar foi responsável pela geração de 5.277 empregos e a produção de álcool por mais 3.157 novas vagas. O Dieese acredita que, em 2007, o crescimento pode ser superior ao ano passado, mas que não vai superar o número de 122 mil empregos gerados em 2004. ''Devido a valorização da taxa de câmbio e também porque o desempenho positivo da RMC, em 2006, dificilmente irá se repitir este ano'', raciocina Sandro Silva, acrescentando que o mês de maio não deve apresentar o mesmo desempenho de abril.
O Diesse ainda observa que o aquecimento de empregos formais acontece desde setembro, de 2006, no Estado, resultado de uma série de fatores, como o índice de inflação estabilizado, crescimento do volume de crédito, aumento salarial conquistado por boa parte das categorias e ainda o ganho real do salário mínimo. Um fator pontual, no Paraná, foi a criação do salário regional e a recuperação da agricultura - que apresentou problemas de quebra de safra em 2005 e 2006 -, já que, neste ano, é esperado que ocorram safras recordes e mais geração de emprego no setor.
Dentre os estados da região Sul, o Paraná também apresenta o melhor desempenho, seja em abril ou nos acumulados dos primeiros quatro meses de 2007 e nos últimos 12 meses. Em números absolutos, foram criados 104.955 novos postos de trabalho, no Paraná, nos últimos 12 meses, enquanto que no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, foram gerados 64.244 e 75.095 empregos, respectivamente. Já em nível nacional, o Paraná ostenta o terceiro lugar tanto em termos percentuais de aumento de emprego, quanto em números absolutos de vagas abertas, no mês de abril.

mockup