Interditada distribuidora em PG
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de março de 2001
Denise Angelo De Ponta Grossa
A Delta Distribuidora de Petróleo, em Ponta Grossa, foi interditada temporariamente na segunda-feira pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) por não ter sua base registrada na agência. Também há suspeitas de adulteração de combustíveis e venda de produtos sem nota fiscal.
Os fiscais da ANP recolheram amostras que estão sendo submetidas a testes na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O resultado deve ser divulgado hoje e se a adulteração for comprovada, a ANP deve abrir um processo administrativo contra a empresa. Só depois de finalizado esse processo é que a distribuidora pode vir a ser multada.
A distribuidora é uma filial da empresa Delta, de Curitiba. Ontem os administradores não quiseram falar sobre o assunto. A filial de Ponta Grossa estava em atividade há cerca de quatro meses e diariamente recebia de oito a dez caminhões tanques de combustível.
Em todo o País, a ANP já cancelou o registro de oito distribuidoras de combustíveis que não comprovaram regularidade fiscal perante o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), conforme prevê a Portaria nº 202 da ANP. Das oito empresas que tiveram o registro cancelado, duas são do Paraná.
O diretor-geral da ANP, David Zylbersztajn, salienta que desde o ano passado os postos de combustíveis de todo o País são obrigados a analisar os produtos que recebem das distribuidoras antes de depositá-los em seus tanques. E o resultado dessas análises precisa ficar à disposição da ANP e dos consumidores. Essa é uma medida preventiva para evitar que empresas que costumam adulterar combustíveis prosperem no País.
