Embora ainda abaixo dos 100 pontos, o indicador ICEF (Intenção de Consumo das Famílias), medido pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) voltou a crescer depois de quatro meses consecutivos de queda no Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Intenção de consumo volta a subir após quatro meses
| Foto: Gustavo Carneiro

No mês de julho, o índice ficou em 90,3, registrando uma pequena recuperação em relação ao mês anterior (3%), quando o ICEF ficou em 87,7%. Também ficou acima do índice registrado em julho do ano passado (85,4), e do índice nacional, de 68,4.

O indicador é considerado satisfatório quando acima de 100. A última vez que o índice superou este patamar foi em março deste ano, quando o ICF era de 100,28. Antes da pandemia, o indicador fechou em 114,8 em fevereiro e 115 em março.

Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, a vacinação faz com que seja possível ver uma "luz no fim do túnel", o que eleva a predisposição dos consumidores para realizar investimentos. "Em um primeiro momento, as famílias reduziram o consumo para ver como seria o futuro da pandemia. Hoje ainda estamos em uma crise sanitária. A situação ainda é difícil, mas, comparativamente, já estamos vendo uma luz no fim do túnel com a vacinação em um ritmo mais rápido. Nesse momento, o consumidor começa a ter perspectiva para gastar em um patamar semelhante que tinha antes da pandemia."

O coordenador explica que índice de consumo melhora conforme a situação do mercado de trabalho. "Hoje o número de pessoas desempregadas é muito grande. Um dos maiores setores que empregam é o de serviços, que precisa do contato com o consumidor", diz. Conforme ele, conforme as restrições de circulação de pessoas diminuem e os índices da pandemia arrefecem, as pessoas se sentem mais seguras para serviços presenciais, e o setor retorna com mais força. "Com as pessoas tendo renda e emprego no patamar anterior à pandemia, por consequência vai haver mais renda para consumir."

"A perspectiva para o segundo semestre é boa, mesmo porque com a segunda dose da vacina, já vai começar a retomada dos setores que foram afetados", disse o presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Ovanes Gava.

No último dia 31 de julho, entrou em vigor o novo decreto do governo estadual permitindo o funcionamento de shoppings em horário estendido, inclusive aos domingos, a liberação dos cinemas com limite de 50% do público, e eventos com até 60% da capacidade ou 500 pessoas, entre outras medidas.

Na visão de Gava, o comércio deve fechar o ano no azul, até mesmo porque em 2021 não houve lockdown. "No ano passado tivemos 45 dias fechados. Esse ano ainda não tivemos."

SUBINDICADORES

Dentre os subindicadores avaliados, apenas emprego atual (108) e renda atual (131) se mantêm acima dos 100 pontos. A renda atual é considerada melhor que no mesmo período do ano anterior por quase 50% dos paranaenses. Para a Fecomércio PR, isso pode ter relação com o fato de que, no ano passado, houve grande adesão das empresas à redução salarial.

O subindicador mais baixo é o nível de consumo atual (67,1). Perspectiva de consumo (78,6) foi o que mais cresceu (10,4%) e emprego atual o que mais caiu (-2.4%).