O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, participou ontem da comemoração dos 57 anos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Paraná). Na ocasião aconteceu a primeira videoconferência, a partir de Curitiba, para as 21 unidades regionais do instituto no interior do Estado.
Foi apresentado o novo portal da empresa na internet. Além dos trabalhos de campo realizados pelos técnicos da empresa, é possível acompanhar, no portal, os programas de rádio – O Homem e a Terra, veiculados em 137 emissoras em todo o Estado -, e de TV – Vida no Campo, para 18 emissoras -, produzidos pela equipe de comunicação do Emater.
O secretário falou ainda sobre a importância do Instituto para o trabalho no campo e lembrou que no ano passado, o instituto participou de projetos técnicos de incentivo ao desenvolvimento, que embasaram o repasse de R$ 1,3 bilhão em crédito rural para a Agricultura Familiar paranaense.
Rubens Niederheitmann, diretor-presidente do Emater, apresentou o projeto Emater do Futuro que estabelece uma nova agenda estratégica. "Agora essa agenda estratégica nos orientará no caminho a percorrer para garantirmos uma assistência técnica e extensão rural de qualidade pautada nas necessidade da sociedade paranaense", disse Niederheitmann.

História
O Serviço de Extensão Rural, no Paraná, foi criado em 20 de maio de 1956, em convênio entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. Era então denominado Escritório Técnico de Agricultura. Com a extinção do ETA Projeto15, diversas entidades paranaenses ligadas à agricultura, assumiram a responsabilidade pelo projeto. Assim, em 4 de dezembro de 1959, era criada a Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (Acarpa), entidade civil, sem fins lucrativos, filiada à Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (Abcar) e vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Em 1977, através da Lei 6.969, era criada a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater Paraná), com a finalidade de absorver as atividades da Acarpa, que iniciou seu processo de extinção. Em 23 de dezembro de 2005, a Emater modificou seu regime jurídico, passando de empresa pública para autarquia, sendo denominada a partir de então como Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Atualmente a empresa conta com 1.210 funcionários em todo o Estado. Deste total 860 são do corpo técnico distribuídos entre técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, florestais, de pesca, zootecnistas, médicos veterinários, e de bem-estar social. Esses profissionais atuam em todos os 399 municípios paranaenses.