INSS quer aumentar número de contribuintes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de outubro de 2001
Rosana Félix<br> De Curitiba 
Cerca de 237 mil trabalhadores rurais do Paraná (20% do total) não contribuem com a Previdência Social. Para diminuir o número de agricultores nessa situação, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) firmaram ontem um acordo de cooperação para divulgar as ações da Previdência.
O acordo prevê cursos de três dias sobre a Previdência para pessoas ligadas à Fetaep, para que elas repassem informações aos agricultores e tenham condições de fazer a inscrição de interessados. O primeiro curso começou ontem, com 45 representantes de sindicatos da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. As palestras são feitas por profissionais do INSS.
De acordo com o vice-presidente da Fetaep, Ademir Mueller, a expectativa é formar pelo menos duas pessoas de cada um dos 276 sindicatos. ''Assim teríamos quase 700 pessoas espalhadas pelo Estado para passar a informação aos trabalhadores'', afirmou.
''Vamos recomendar que as pessoas formadas participem de eventos e feiras para divulgar como a pessoa deve fazer para entrar na previdência'', ressaltou Mueller.
O Programa de Estabilidade Social foi lançado pelo Ministério da Previdência em fevereiro do ano passado. Em Curitiba, o comitê regional já fez parcerias com outras 39 entidades. De acordo com Teresinha Marfurte, coordenadora do comitê, o trabalho de divulgação está rendendo resultados. ''Há uma procura bastante grande, e na maioria das vezes a pessoa nem sabia que pode contribuir com a Previdência sem ter carteira assinada'', relatou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-780191 ou no site www.previdenciasocial.gov.br.


