A Secretaria Municipal de Obras aguarda as correções no projeto de modernização do Aeroporto Governador José Richa para emitir o alvará de autorização das obras. A CCR Aeroportos, que desde março de 2022 administra o terminal aeroportuário de Londrina, prevê um conjunto de obras que, após concluídas, deverão triplicar a capacidade do aeroporto. Entre elas, estão a ampliação da área destinada a passageiros, extensão do pátio de manobra das aeronaves e a instalação do ILS (Instrument Landing System ou Sistema de Pouso por Instrumento, em português) e ALS (Sistema de Luzes de Aproximação), tecnologias de auxílio a pousos.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, publicou neste domingo (9), em suas redes sociais, imagens de como deverá ficar o Aeroporto de Londrina após a reforma. Segundo ele, todos os projetos estão prontos e protocolados na prefeitura e agora, seguem para análise da Secretaria Municipal de Obras e quando tudo estiver correto, será emitido o alvará para início imediato dos trabalhos. O secretário da pasta, João Verçosa, informou que aguarda o envio das correções necessárias pelo escritório de arquitetura contratado pela CCR Aeroportos para autorizar a execução do projeto.

Em outubro do ano passado, ao apresentar o projeto de modernização do terminal de Londrina ao prefeito, a CCR estimou os investimentos em R$ 98 milhões e prazo de 18 meses para a entrega das obras, que deverão ser concluídas até dezembro do ano que vem.

Entre as melhorias planejadas, estão a reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 5,8 mil metros quadrados para oito mil metros quadrados, implantação de dois novos pontos de embarque e desembarque, instalação de fingers, “pontes” de acesso de passageiros às aeronaves, extensão do pátio de manobra dos aviões, alongamento da pista principal para pousos e decolagens em 600 metros, construção de um novo pátio de manobras, ampliação, em formato C, do pátio de estacionamento de aeronaves e a instalação do ALS e do ILS, cuja ausência é usada como justificativa, há quase 30 anos, para as dificuldades de pouso das aeronaves no terminal de Londrina em dias de mau tempo.

“É mais segurança e conforto para os passageiros e a garantia de minimizar problemas para pousos e decolagens. Também, com todas essas melhorias, favorece em muito a vinda de novas indústrias e empresas para cá, além das que aqui já estão poderem ampliar seus negócios, gerando mais empregos e renda”, afirmou Belinati.

A estrutura inadequada do aeroporto de Londrina é frequentemente criticada, especialmente pelo setor produtivo local e estadual, por limitar o desenvolvimento econômico de toda a Região Norte do Paraná. Empresários e representantes de entidades de classe constantemente apontam a necessidade de melhorias na infraestrutura do terminal e também do aumento da oferta de voos para destinos como São Paulo e Curitiba.

O presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, disse que tem se reunido com representantes da CCR Aeroportos para tratar da questão do terminal de cargas e do terminal de passageiros. “Quando a gente compara com outros aeroportos do país, (a movimentação no Aeroporto de Londrina) está até razoável, mas precisamos dinamizar a economia da cidade, fazer mais eventos. No próprio planejamento do turismo que estamos fazendo, queremos focar a questão de como podemos fazer para que mais eventos venham para a cidade. Temos feito reuniões com a CCR para discutir de que maneiras a gente pode alavancar cada vez mais o aeroporto.”

Levantamento da CCR Aeroportos aponta 347.766 passageiros embarcados e desembarcados no terminal de Londrina no primeiro semestre de 2023. O número é 6,30% maior do que os 327.146 passageiros computados entre janeiro e junho de 2022, mas ainda 30% abaixo do registrado em 2019, no período pré-pandemia. Conforme dados disponíveis no site da Infraero, estatal que até fevereiro de 2022 era responsável pela administração do Aeroporto Governador José Richa, nos primeiros seis meses de 2019, 497.239 passageiros passaram pelo terminal de Londrina.

A CCR destacou que desde que assumiu o terminal, investiu em melhorias na estrutura do espaço e passou a ofertar novos voos para Porto Alegre (RS) e Porto Seguro (BA). Segundo a empresa, a média diária atual é de 13 pousos e 13 decolagens. “As melhorias apontam resultados positivos, como o aumento de 15% no fluxo de passageiros durante o mês de julho. A expectativa é que 72 mil pessoas circulem pelo local (em 2023), ante 63 mil passageiros registrados em 2022”, informou a CCR, em nota encaminhada por sua assessoria de imprensa.