Com o objetivo de reduzir custos e aumentar as oportunidades de exportação de seus produtos, foi inaugurada ontem em Londrina a nova unidade de produção de compressores industriais da Ingersoll-Rand. A fábrica de compressores, Air Solutions, utilizará a mesma infra-estrutura de outras duas marcas do grupo: a Hussmann e a Thermo king. O investimento inicial do grupo é de aproximadamente R$ 50 milhões.
A inauguração faz parte do processo de reposicionamento da Ingersoll-Rand no País, que resultou na transferência da fábrica de compressores industriais do Rio de Janeiro para o norte do Paraná. ''A região de Londrina mostrou que tem estrutura para comportar a unidade e está em um ponto estratégico para a exportação'', disse o diretor da empresa em Londrina, Hélio Terzoni. Com a instalação da fábrica foram contratados cerca de 15 profissionais especializados.
A idéia da Air Solutions utilizar o mesmo espaço das outras empresas é para aproveitar serviços como mão-de-obra, vendas, compras e distribuição. Segundo o gerente regional da Air Solutions Ingersoll-Rand no Brasil, Sérgio Monteiro, a estratégia é diminuir os custos. Ele explicou que não há problemas de sobrecarregar os funcionários pois as marcas produzem produtos da mesma linha.
Outro ponto positivo destacado por Monteiro é o fato do mercado ter flutuações e uma fábrica poder contar com a ajuda da outra. ''Com a sinergia das fábricas, uma pode cobrir as fases de vendas fracas da outra, e com isso os empregos permanecerão constantes pois sempre haverá trabalho'', pontuou. ''Evitando oscilações podemos manter os custos'', acrescentou.
Terzoni explica que a sinergia é uma tendência do mercado e a Ingersoll-Rand pretende com a união consolidar o produto e minimizar os custos. ''Podemos integrar as divisões da empresa e ter benefícios para administrar e possibilitar a qualificação dos funcionários'', destacou.
A Thermo King produz ar-condicionado e refrigeração para transporte e a Hussmann fabrica equipamentos para supermercados e expositores verticais. Terzoni salientou que a Ingersoll-Rand, subsidiária do grupo norte-americano Ingersoll-Rand Company, ainda tem intenção de aumentar os investimentos e até trazer outras marcas do grupo para Londrina.

mockup