Emerson Dias
De Foz do Iguaçu
Especial para Folha
Ney de SouzaVIA CABO ÓTICOPlatéia em Foz do Iguaçu acompanha imagens ao vivo de CuritibaA Copel realizou ontem a primeira transmissão de imagens 100% digital a longa distância no Paraná, ligando Curitiba a Foz do Iguaçu, por meio de cabos de fibra ótica.
Os pontos escolhidos foram o Memorial da Cidade, que fica no Largo da Ordem em Curitiba, e a Conferência Global de Oportunidades em Telecomunicações da UTC (United Telecom Council), sediada no Rafain Palace Hotel em Foz do Iguaçu.
Segundo o engenheiro de telecomunicações da Copel, Marco Augusto Triches, as imagens e sons de alta resolução via cabo poderá em breve substituir as tradicionais transmissões via satélite e pelo sistema de microondas no Estado, proporcionando melhor qualidade a um custo menor. A geração chega em tempo real e sem qualquer tipo de interferência.
Dentro de alguns meses, o sistema deverá estar liberado para emissoras de televisão. A infovia já funciona desde 1998 e é utilizada por operadoras de telefonia, bancos, redes de computadores e pela própria Copel, que controla diversas unidades no Estado por meio de um serviço totalmente automatizado, além de utilizar a radiotransmissão.