Imagem ilustrativa da imagem Influenciadores digitais trazem seguidores para mundo de finanças e investimentos

Com milhares de seguidores na internet, influenciadores digitais tratam de um assunto que até pouco tempo atrás fazia muita gente torcer o nariz: finanças e investimentos. Os influenciadores digitais aproximam os temas do público em geral de forma descomplicada, contribuindo para trazer mais seguidores para este universo.

É o caso de Cesar Karam, que tem 2,2 mil inscritos no YouTube, 37,6 mil seguidores no Instagram e 43,4 mil no TikTok. Analista de investimentos certificado pelo CNPI (Certificação Nacional do Profissional do Investimento), consultor financeiro, administrador de empresas com MBA em gestão empresarial, Karam chama seus seguidores de "águias" e promete no seu site oficial entregar conhecimento sobre inteligência financeira e investimentos em bolsa de valores para alcançar a tão desejada liberdade financeira através da multiplicação do dinheiro e da criação de novas fontes de renda.

O analista de investimentos Cesar Karam busca ensinar seus seguidores a alcançar a desejada liberdade financeira
O analista de investimentos Cesar Karam busca ensinar seus seguidores a alcançar a desejada liberdade financeira | Foto: Divulgação

Os seus vídeos no YouTube são convidativos e atrativos para os brasileiros que estão com o dinheiro escasso: "Como se aposentar em 10 anos?", "Como consegui ter uma rentabilidade alta e com pouco aporte em 2020?". Em outros, ele dá dicas de investimentos mais rentáveis que a poupança, analisa se vale mais a pena financiar ou ter um plano de assinatura de um carro, ou fala sobre o movimento da bolsa de valores com a chegada da vacina, por exemplo.

Karam explicou que busca transmitir para seus seguidores a mensagem de que é preciso abrir a mente para ter uma vida saudável e próspera. "Eu procuro trazer ferramentas práticas e estratégias que vão contribuir para que as pessoas consigam adquirir novas mentalidades, novos hábitos que vão fazer com que elas consigam melhores resultados, seja eliminado dívidas no caso de quem tem dívidas, seja descobrindo novas fontes de renda, seja investindo melhor, tendo melhor noção sobre negócio, sobre investimento em geral, e aí fazendo com que consiga colher o resultado daquilo que plantou e também transbordar na vida daqueles que estão ao seu redor. Essa é minha missão."

Em Londrina, o economista, trader e analista de investimentos certificado pelo CNPI (Certificação Nacional do Profissional do Investimento) Hamilton Ribas tem uma empresa de investimentos em Londrina que também oferece cursos voltados à área. Com um canal do YouTube criado para a empresa de 16,6 mil inscritos e um perfil no Instagram de 11 mil seguidores, Ribas resolveu apostar nas redes sociais como uma forma de atrair clientes, mas também de fixar conceitos enquanto repassa conhecimento a outras pessoas, diz. "Quando você está falando ali, ensinando na prática, naturalmente está fixando. Eu costumo dizer que quando você ouve uma coisa, você absorve. Quando lê, tem uma escala de absorção maior. Mas o grau máximo é quando você passa adiante."

Hamilton Ribas, de Londrina, conquistou 16,6 mil inscritos no canal do YouTube com dicas de investimentos
Hamilton Ribas, de Londrina, conquistou 16,6 mil inscritos no canal do YouTube com dicas de investimentos | Foto: Arquivo Pessoal

Para Claudio Shimoyama, conselheiro do CoreconPR (Conselho Regional de Economia do Paraná), os influenciadores digitais da área de finanças acabaram assumindo o papel de gerente bancário. "Tem a diferença que eles são ótimos comunicadores e têm uma capacidade enorme de induzir as pessoas."

Por ditarem normas de comportamento, ele alerta que a responsabilidade desses influenciadores é grande. "Essa capacidade de induzir faz com que as pessoas venham a ser influenciadas e às vezes a influência não é a mais recomendável."

Por outro lado, quando o influenciador é um bom profissional, tem competência em sua área, pode ser um importante instrumento de educação financeira, acrescenta Shimoyama. "A maioria da população não tem nenhum planejamento financeiro, falta educação financeira. A gente sabe que metade da população adulta não tem controle de gastos, orçamento financeiro. Esses influenciadores digitais vêm contribuir para que a população tenha um pouco mais de conhecimento, planejamento de contas, gastos, para evitar pagar juros, fazer despesas, evitar cartão de crédito."

Economista recomenda cautela ao seguir conteúdo na rede

Para o consumidor conteúdo de economia na internet, o conselheiro do CoreconPR, Claudio Shimoyama, orienta checar a procedência do influenciador e sua especialidade. "Saber se ele está preparado para tratar do assunto." Ele também recomenda verificar se o conteúdo que ele publica tem profundidade e se não está atrelado a alguma organização. "O que a gente percebe é que de repente esses famosos são uma vitrine para instituições e nessa ele pode estar vendendo algum produto." Por fim, ele orienta seguir profissionais com registro de economista e especialização na sua área de atuação.

Shimoyama destaca que muitos influenciadores digitais que versam sobre finanças e investimentos não são economistas, mas já ganharam notoriedade na internet. Porém, saber que um influenciador é formado na área em que está gerando conteúdo é uma garantia de que ele tem competência para a função. "Ele pode ser um estudioso do assunto e ter alto conhecimento para ser influenciador, mas não quer dizer que está habilitado. Tem muitos aventureiros que querem ser influenciadores."

Diante do grande volume de conteúdo sobre investimentos na internet, o analista de investimentos Hamilton Ribas afirma que é preciso separar o que é útil do que pode levar a um caminho complicado. "Há um certo risco de obter informação muito rasa e já ir para a prática com base em informação rasa. É importante que o influenciador tenha tido resultado comprovado, ou seja um investidor autônomo."

Conforme ele, o melhor caminho é entender que é preciso estudar, e que para isso há um caminho a se percorrer. "Tem que estudar, começar com pouco, ir praticando. O primeiro investimento é na pessoa. Não precisa ser um profissional, expert, mas é bom entender conceitos. Investir nela mesma através de cursos, não só do YouTube, porque os vídeos são dispersos, não dão um passo a passo."

'SER REALISTA'

O consultor financeiro Karam comenta que o maior desafio como influenciador é ser realista: mostrar que, ao mesmo tempo que é possível ter uma vida financeira melhor, o processo não é fácil, não é do dia para a noite. "É uma construção. Tem que ter uma linha muito tênue entre falar para enganar, algo que gere aquela expectativa irreal, ou falar coisas que realmente vão surtir efeito, que vão fazer a pessoa se munir daquele conhecimento que ela precisa para atingir os resultados que ela busca."

No seu site, Karam oferece mentoria individual gratuita por 30 dias para quem estiver em dúvida sobre os resultados. A promessa é de 100% de satisfação garantida ou o dinheiro de volta. "Ainda que eu possa chamar mais atenção sendo pessimista demais ou então a otimista demais, fazendo qualquer um acreditar em qualquer coisa, que tudo é possível, no longo prazo, isso não é uma construção sólida", ele pondera.