Influência do desempenho positivo dos preços
A primeira estimativa para o algodão herbáceo em 2007 indica uma produção de 3,7 milhões de toneladas, com aumento de 27,1% em relação à obtida em 2006 (2,9 milhões de toneladas). Esse aumento é causado, principalmente, pela recuperação das cotações da fibra nos mercados interno e externo.
Na cultura de arroz houve uma queda de 3,5%, tendência já detectada nas primeiras perspectivas levantadas nos meses de outubro e dezembro de 2006, em razão dos baixos preços praticados na comercialização passada.
Para o feijão 1 safra, a expectativa é de uma produção de 2,2 milhões de toneladas, 39,8% superior à obtida em 2006 (1,6 milhão de toneladas). Numa área a ser colhida de 2,5 milhões de hectares, a produtividade poderá alcançar 869 kg/ha. O principal motivo para esse acréscimo na produção de feijão foi o desempenho positivo dos preços na comercialização anterior.
Nas culturas do milho 1 safra e da soja, a estimativa é de aumento na produção de 12,9% e 8,0%, respectivamente. Para o milho, a expectativa é de 35,5 milhões de toneladas, e de 56,4 milhões de toneladas para a soja.
Para o milho 2 safra, a previsão é de uma produção de 12,2 milhões de toneladas, 10,6% maior à colhida em 2006 (11,0 milhões de toneladas), devido à momentânea recuperação do preço do produto.(A.B.)





