Rio de Janeiro - Índice oficial de inflação do governo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou e registrou alta de 0,83% em novembro, contra variação de 0,75% em outubro, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) É o maior índice mensal desde abril de 2005 (0,87%)
Já em novembro de 2009, a inflação havia sido de 0,41% Nos últimos 12 meses encerrados em novembro, o IPCA acumula alta de 5,63%, ficando acima do centro da meta (4,5%) estipulada pelo governo federal De janeiro a novembro, o índice soma variação positiva de 5,25%
Na sexta-feira passada, o Banco Central anunciou uma série de medidas para reduzir o ritmo de aumento do crédito e intensificar o processo de desaceleração da economia, a fim de evitar o aumento da inflação
O último boletim Focus divulgado pela autoridade monetária mostrou que o emrcado elevou a previsão para o IPCA neste ano pela 12 semana consecutiva, passando de 5,72% para 5,78%
Os alimentos foram os principais vilões da inflação e tiveram avanço de 2,22% em novembro, a maior taxa desde dezembro de 2002 (3,91%) e com aceleração ante outubro (1,89%)
Sozinhos, os alimentos representaram 61% da variação do IPCA em novembro, com contribuição de 0,51 ponto percentual As principais contribuições para a elevação do índice mensal vieram dos itens carne (10,67%), frango (3,35%) e açúcar (8,57%)
Os produtos não alimentícios registraram inflação de 0,41%, a mesma variação registrada em outubro As pressões de destaques ficaram com aluguel (1,05%), condomínio (0,88%) e energia elétrica (0,48%)
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado entre as famílias de menor renda (até seis salários mínimos), teve elevação de 1,03% O índice havia subido 0,92% em outubro
Nos 12 meses encerrados em novembro, o indicador acumula variação de 6,08% No ano, o aumento chega a 5,83%

mockup