Inflação em Curitiba continua em patamar elevado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de dezembro de 2004
Vânia Casado<br>Equipe da Folha 
Curitiba A inflação medida em Curitiba no mês de novembro caiu para 0,48%, um patamar considerado ainda elevado. Com esse resultado a inflação na capital do Estado, medida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) acumula alta de 9,54% no período janeiro a novembro, acima da média nacional que está em 6,5%.
O índice de novembro reflete uma queda em relação à inflação medida no mês anterior quando, num repique de alta foi a 0,60% em outubro. O grupo que mais pressionou o índice em novembro foi de Transportes e Comunicações, que variou 1,24%. Em novembro, o consumidor enfrentou aumento nos preços do álcool combustível (11,93%), da gasolina (1,22%), consertos de veículos (3,01%), automóvel de passeio e utilitário (1,19%) e serviços de telefonia fixa residencial (1,12%).
O grupo Alimentos e Bebidas, que vinha apresentando queda nos preços dos produtos, teve uma alta de 0,10% em novembro, decorrente do aumento de 5,45% no preço do frango inteiro e de 0,56% no da refeição fora de casa.
A inflação anual ficou acima das expectativas, concordou o economista Gino Schlesinger, da equipe técnica do Ipardes. Segundo ele, o aumento das tarifas públicas e dos carros zero quilômetro e usados pressionaram o índice anual. ''As elevações no preço da energia elétrica e da telefonia fixa pressionaram a inflação este ano'', disse o técnico.
Para o mês de dezembro, a expectativa fica por conta do comportamento nos preços dos combustíveis. O aumento de preço ocorrido na última semana de novembro vai refletir no índice de dezembro. Outra expectativa fica por conta das vendas de natal. Se as vendas não forem bem, certamente haverá promoções e a inflação pode ser pressionada para baixo.


