Rio Os efeitos do período de entressafra já chegaram aos preços do atacado e em breve estarão nas prateleiras dos supermercados. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve alta em agosto de 0,62%, após três meses com deflação.
Em julho, o índice havia mostrado queda de 0,20%. Pressionado pelo fim da safra, o Índice de Preços por Atacado (IPA) subiu de menos 0,59% em julho para 0,70% em agosto. O IPA agrícola passou de uma oscilação negativa de 0,42%, em julho, para alta de 1,77% em agosto.
Para o coordenador de análises econômicas da FGV, Salomão Quadros, o efeito do fim das colheitas sobre os preços deverá chegar em breve ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o que poderá elevar a inflação em setembro.
''Mas não é nada que signifique desequilíbrio ou necessidade de política monetária mais forte'', ameniza.
Salomão lembra, inclusive, que a safra recorde fez com que a inflação acumulada no ano se mantivesse negativa por mais tempo. ''Em agosto, o indicador teve queda de 1,16%, contra alta de 14,5% de janeiro a agosto de 2002'', compara. ''Um efeito inédito'', observa.
O IPC, por sua vez, ficou negativo em 0,34% em agosto, contra alta de 1,64% em julho - quando houve o reajuste de preços da telefonia fixa. No ano, as tarifas de serviços são as que mais pressionam o índice, com alta acumulada de 8,71%, ante alta de 6,98% da alimentação. O Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que tem um peso de 10% na composição do IGP-DI, teve alta de 1,44% em agosto, após subir 1,57% em julho. O IGP-DI acumula alta de 25,85% em 12 meses e de 3,15% no ano.

mockup