Indústrias estão apreensivas com baixa oferta
Marcelo Volsnica, presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado do Paraná (Sinditrigo), já esperava que essa primeira fase da colheita seria problemática. Mesmo assim, ele revela que as indústrias estão assustadas com uma possível escassez do produto no mercado. O presidente da entidade revela que se continuar faltando matéria-prima no mercado, a tendência é de que as indústrias aumentem as importações de trigo para produzir farinha.
O presidente da entidade frisa que, com essa atitude, haverá um aumento expressivo nos custos de produção, principalmente por causa da alta do preço do dólar, que tem encarecido a compra de produtos importados. "Estamos agora dependendo da safra nacional", salienta Volsnika. O presidente completa que se os custos continuarem aumentando, as indústrias serão obrigadas a reajustar o preço da farinha. Segundo dados do Sinditrigo, nos últimos 12 meses o preço da farinha já subiu 40%.
De acordo com informações do Deral, o preço médio da farinha de trigo no varejo para o mês de agosto fechou em R$ 2,08 o quilo contra R$ 1,52 registrado no mesmo período do ano passado. O valor médio da farinha no mês passado foi o maior preço contabilizado no ano.
Moagem
Dados da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) apontam que o Paraná processou em 2012 mais de 2,59 milhões de toneladas do cereal, representando 23,79% do total nacional. A região Sul detém o maior percentual de moagem de trigo (42,9%), seguida pelas regiões Norte e Nordeste, (27,1%), que ultrapassaram a região Sudeste em 2012 em volume de moagem. (R.M.)





