Indústria supera vendas de 2001
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de dezembro de 2002
Mônica Kasekera<br>Equipe da Folha 
Curitiba - O desempenho da indústria paranaense até outubro já superou os números do ano passado em 0,67%. O resultado foi considerado acima das expectativas pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), José Carlos Gomes Carvalho. A análise conjuntural do mês de outubro foi divulgada ontem à tarde e registra queda nas vendas de 1,81% em comparação ao mês de setembro.
Mas Carvalho diz que, na contabilização das vendas acumuladas no ano, o resultado é excelente. ''No ano passado registramos um crescimento recorde de 24,25% e, na ocasião, dissemos que seria praticamente impossível repetir o resultado este ano. Não só repetimos, como esperamos superá-lo em 2%'', disse.
Os produtos com melhor desempenho são do setor de produtos farmacêuticos e veterinários, com aumento de 44,98% nas vendas acumuladas do ano. Segundo o presidente da Fiep,, isso se deve principalmente ao controle da aftosa. Já os segmentos com crescimento nas vendas são papel e papelão (26,98%), madeira (23,40%), e mobiliário (20,74%). Neste caso, houve aumento nas exportações devido à variação cambial.
Os setores que mais tiveram retração nas vendas foram os de material elétrico e de comunicações (-60,43%), principalmente por causa das incertezas na política de expansão do setor de telefonia, bebidas (-25,58%), que deverá ter aquecimento nas vendas a partir de agora com a proximidade do verão, e vestuário, calçados e artefatos de tecido (-18,83%), devido à carga tributária no setor.
Também houve crescimento nas compras efetuadas pela indústria paranaense, o que, segundo Carvalho, representa que haverá crescimento na produção em seguida. Em comparação com setembro, o aumento foi de 9,95% e, no acumulado do ano, de 8,58%.
O nível de emprego, de acordo com o presidente da Fiep, é o melhor do País, com aumento acumulado de 8,08% nos primeiros dez meses do ano e de 1,26% no mês de outubro em relação a setembro. Os setores que mais empregaram foram de produtos farmacêuticos e veterinários, química, editorial e gráfica.


