Indústria já produz chocolate para Páscoa
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de outubro de 2007
Andréa Bertoldi<br>Equipe da Folha 
Curitiba - As fábricas de chocolates do Paraná já começaram a produção para a Páscoa de 2008. Algumas empresas esperam fabricar um volume até 8% maior do que neste ano. Mas, outras devem reduzir a produção em função de a data ser comemorada muito cedo, no dia 23 de março. Neste período do ano, o clima ainda é muito quente o que faz o consumo de chocolates diminuir. Outro fator que pode prejudicar um pouco as vendas é que a comemoração ocorre muito próxima do início das aulas e do final da temporada de verão. Nesta época do ano, o orçamento das famílias é comprometido com compra de material escolar, matrículas, além do pagamento de impostos como IPTU e IPVA.
As indústrias que irão aumentar a produção já iniciaram a contratação de trabalhadores temporários. Só na Kraft, o quadro de 4,5 mil trabalhadores, foi ampliado em mais 1,1 mil colaboradores, contratados no início do mês passado. A indústria deve aumentar em 5% a sua produção, atingindo um volume de 21 milhões de ovos, ante 20 milhões de unidades fabricadas neste ano. A produção para a Páscoa deve ser encerrada no final de fevereiro.
A Kraft faturou R$ 3,1 bilhões em 2005. No ano passado, o faturamento atingiu R$ 3,4 bilhões e para 2007 ainda não há uma estimativa. A empresa conta com 7 mil funcionários e sete fábricas no Brasil. Além dos chocolates, a unidade industrial de Curitiba produz as linhas de suco em pó, sobremesas e do queijo Philadefia.
Já na fábrica Gralha Azul, antiga Salware, a produção para a Páscoa começa na próxima semana. Foram contratados sete funcionários temporários e a previsão é fazer novas contratações. A unidade industrial, localizada em Piraquara - na Região Metropolitana de Curitiba - conta com um quadro de 40 funcionários. A previsão do diretor industrial, Remi Lovera, é produzir entre 6% e 8% mais em relação a 2007. O valor dos investimentos na produção ainda não foram definidos, mas cinco máquinas já estão em reformas e outras três devem ser compradas. Ele acredita que o fato de a data ser comemorada muito próxima do início das aulas e do fim da temporada de férias de verão pode reduzir um pouco as vendas.
A Barion, localizada em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba) começa as contratações de temporários no final deste mês e a produção no início de novembro. Segundo o diretor de marketing da empresa, Marcos Machado, o número de trabalhadores a serem contratados ainda não foi definido. Hoje, a companhia tem 150 funcionários e a previsão é que a produção seja um pouco menor em função da Páscoa ser comemorada duas semanas antes que neste ano. A Barion não divulgou o volume de produção, o investimento nem o faturamento. A previsão é aumentar em 20% o investimento nos pontos de venda no varejo.


