- A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pretende realizar mobilizações contra o processo de desindustrialização que o setor vem sofrendo no País.

A ideia é fazer dois atos políticos nas próximas semanas para pressionar o governo a adotar ações favoráveis à indústria. No dia 27 de março, representantes do setor produtivo e sindicalistas vão a Brasília onde será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, na Câmara dos Deputados. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) apoia o movimento e já anunciou que pretende fazer um ato regional ainda em abril.

Outra mobilização programada para o dia 4 de abril deve reunir cerca de 100 mil pessoas em frente à Assembleia Legislativa, na capital paulista. Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, os problemas que hoje mais contribuem para a perda da competividade da indústria são o câmbio alto, o preço da energia elétrica e as importações que concorrem com os produtos nacionais de forma desigual. ''O Brasil está vivendo um processo de desindustrialização.

Leia reportagem completa em conteúdo exclusivo para assinantes.

mockup