Carmem Murara
De Curitiba
Responsáveis por quase 6,5% do mercado nacional, as indústrias gráficas paranaenses esperam fechar o ano com um crescimento nas vendas de quase 10% sobre o ano passado. Esta foi a estimativa feita ontem pelos empresários do setor que participam do 6º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Abigraf-99). O evento vai até hoje no Centro Integrado das Empresas e dos Trabalhadores da Indústria do Paraná (Cietep), em Curitiba.
O tema do congresso Abigraf é a ‘‘Indústria Gráfica no Século 21’’. Além do congresso, elas participam do Salão de Negócios e Oportunidades, onde podem expor seus produtos e lançamentos com a intenção de fechar negócios com empresas brasileiras e grupos internacionais. São 27 estandes instalados numa área de 540 metros quadrados, no saguão de entrada no Cietep.
O congresso e a feira estão sendo vistos pelos empresários como uma alternativa para alavancar as vendas do setor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica, 1999 foi um ano de estagnação. O faturamento estimado para este ano na indústria gráfica é de US$ 6,4 bilhões, o que representa um resultado igual ao do ano passado. Apenas os fabricantes de revistas e livros comemoraram crescimento, que foi superior aos demais setores, ficando em torno de 8% e 17%, respectivamente.
Hoje, o setor reúne 13,3 mil pequenas e grandes gráficas em todo o País. Elas colaboram com 2% do PIB industrial. Somente no Paraná, são 860 empresas que chegam a empregar 9,1 mil funcionários. A maioria é micro ou pequena empresa.

mockup