Indústria faturou 4,9% menos até maio
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de julho de 1998
Vânia Casado 
As vendas das indústrias paranaenses tiveram desempenho negativo nos primeiros cinco meses do ano, com queda de 4,91% no faturamento em relação ao mesmo período de 1997. Conforme levantamento da Federação das Indústrias do Paraná, o setor reagiu no mês de maio, apresentando aumento das vendas de 2,59% comparado com o mês anterior. Enquanto isso, o nível de emprego caiu 0,10% em maio, que corresponde à perda de mais 300 vagas no setor industrial.
Segundo a Fiep, o déficit da atividade industrial foi influenciado pelos prejuízos ocorridos nos setores de mecânica (-18,23%), minerais não-metálicos (-16,44%), alimentos (-13,48) e material de transporte (-8,73). Os setores que apresentaram desempenho positivo de janeiro a maio foram perfumaria, sabões e velas (46,65%), material elétrico e de comunicações (26,01%), vestuário, calçados e tecidos (24,18%), metalúrgica (13,16%) e papel e papelão (10,21%).
Apesar da queda nas vendas, a produção física da indústria paranaense continua aquecida, com uma evolução positiva de 5,6% nos primeiros cinco meses do ano. Nesse período, o IBGE detectou uma desaceleração do crescimento da atividade industrial no País, que encolheu sua produção em 1,1%. O presidente da Fiep, José Carlos Gomes de Carvalho, diz que se mantém otimista em relação ao segundo semestre, quando prevê maior demanda por produtos industriais.
No mês de maio, as vendas da indústria para outras regiões do Paraná cresceram 1,95%. Para outros estados, as vendas cresceram 4,05% e para o exterior 0,71%. Os gêneros que tiverma maiores aumentos em maio foram bebidas, com acréscimo de 1,92%. Entre os que tiveram maiores quedas, destaca-se a indústria mecânica (-2,28%). A indústria está operando com um faturamento real 38,11% superior à média praticada em 1992.


