A indústria e o setor agropecuário devem crescer mais de 5% este ano de acordo com projeções da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. No total, o conjunto das riquezas produzidas pelo país (PIB) deve subir menos este ano 4,5% – porque o setor de serviços deve aumentar apenas 3,75%.
O setor de serviços tem um peso de 61,08% na composição do PIB. Segundo o boletim macroeconômico da secretaria, o que puxa para baixo o crescimento do setor são os aluguéis e os serviços públicos.
Com um peso de 14,4% na composição do PIB, os aluguéis, segundo a secretaria, respondem com atraso ao aumento de atividade na construção civil. No caso dos serviços públicos (16,14% do PIB), a dificuldade está na mensuração do ‘‘preço’’ desses produtos.
Pelos cálculos da secretaria, a agropecuária vai crescer 5,04% em 2001, a indústria, 5,35% e os serviços, 3,75%. Em 2000, esses setores cresceram 2,9%, 4,8% e 3,6%, respectivamente.
Segundo o boletim, os subsetores que mais vão crescer em 2001 são o de bens de consumo duráveis (13,05%), na indústria, e de comunicações (12,34%), nos serviços. Nesses casos, os produtos em destaque são os automóveis e os sistemas de telefonia celular.
A lenta recuperação dos rendimentos, do crédito habitacional e o encarecimento dos combustíveis devem fazer com que os subsetores construção civil (indústria) e transportes (serviços) continuem crescendo em torno da média dos demais.

mockup