Indústria do PR está 'pronta para crescer'
Vânia Casado
De Curitiba
A indústria paranaense está preprada para crescer no ano 2000. Com a mudança do perfil econômico em função da implantação do setor automotivo e a modernização das indústrias já estabelecidas, o setor industrial espera colher agora o resultado do investimento. A expectativa da Federação da Indústrias do Paraná é de crescimento acima de 4% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 99 a indústria do Paraná já apresentou crescimento superior a 2%, enquanto a expansão industrial no País foi de apenas 0,8%.
Conforme pesquisa feita pela Fiep os empresários estão otimistas. Cerca de 76% do empresariado têm expectativa favorável para 2000 e pelo menos 40% deles pretendem investir mais. Os empresários pessimistias, caíram de 16,24% em 99 para 8,48% agora no final do ano.
Esse desempenho favorável demonstra que os empresários estão cumprindo as regras da globalização econômica como a modernização do processo produtivo, com o objetivo de agregar qualidade e reduzir custos da produção. Esses preceitos são fundamentais para uma empresa manter a competitividade, salientou o presidente da Fiep, José Carlos Gomes Carvalho.
Carvalho reconhece que o enxugamento, aliado à modernização dos processos, pode provocar o desemprego. Mas lembra que uma economia dinâmica e com bases sólidas transfere os empregos que eram gerados pela indústria, para o setor de serviços e comércio.





