Indústria desacelerou em março, avalia CNI
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de maio de 2002
Agência Estado 
Rio - O desempenho da indústria brasileira reverteu a tendência de alta e deve passar por um período de desaceleração, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em março, as vendas reais caíram 5,45%, na comparação com o mesmo mês do ano do anterior. O desempenho do setor também foi pior do que o registrado em fevereiro, desconsiderando-se os fatores sazonais, com queda de 3,76%.
Segundo cálculos da coordenadora-adjunta da unidade de política econômica da CNI, Simone Saisse Lopes, os resultados de março anularam o crescimento dos dois primeiros meses do ano, de 2,55% em janeiro e 0,33% em fevereiro. Na comparação com o final de 2001, as vendas da indústria caíram 0,99% no trimestre. Podemos concluir que o crescimento no início do ano ocorreu, principalmente, pela reposição de estoques do varejo, que esperava um movimento menor no Natal e ficou sem estoques, avalia a economista.
Para ela, a tendência para este trimestre é de baixa na atividade industrial. O quadro econômico está se deteriorando. Em abril, o Banco Central interrompeu a queda dos juros, o dólar e o risco político subiram e as eleições causam incerteza, avaliou.
Ainda assim, a CNI mantém a previsão de crescimento industrial entre 1,5% e 2% para 2002, informou a economista, esperando um aumento nas vendas durante o segundo semestre. A economia está muito volátil e é difícil prever a longo prazo, disse, lembrando que a base de comparação para o segundo semestre é melhor, pois os últimos seis meses de 2001 foram ruins.


