Considerada um dos setores que mais emprega no Estado, a indústria alimentícia fechou o ano com queda na produção e redução no número de funcionários. Dados divulgados pela Federação dos Trabalhadores da Indústria de Alimentos e pelo Dieese revelam que houve uma queda de 2,2% na produção e fechamento de 6,3% nos postos de trabalho.
Responsável pelo emprego de 62 mil paranaenses, a indústria alimentícia é hoje o setor que tem maior participação no ‘‘Valor Adicionado da Indústria’’, índice semelhante ao Produto Interno Bruto industrial. Os segmentos da carne com 18 mil postos de trabalho, massas e biscoitos com 17 mil e açúcar com 8 mil são os que mais empregam.
Na Região Metropolitana de Curitiba, havia 12,2 mil empregados no final do ano. O total é 2% menor em relação ao que havia no início de 2000. No Interior do Estado, existiam quase 50 mil trabalhadores na indústria alimentícia, 7,5% a menos sobre janeiro de 99. (C.M.)

mockup